Continua após a publicidade..

Quibe Assado : 3 Receitas completas de Quibe Assado

3 Receitas completas de Quibe Assado
Continua após a publicidade..

O quibe assado é um prato típico da culinária árabe, que consiste em uma massa de trigo e carne moída, temperada com especiarias e recheada com queijo, carne ou outros ingredientes. É uma opção deliciosa, saudável e fácil de preparar, que pode ser servida como entrada, lanche ou prato principal.

Neste artigo, você vai aprender três receitas completas de quibe assado, que vão agradar a todos os paladares. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da importância desse prato na cultura árabe. Por fim, você vai descobrir quais são os melhores acompanhamentos para o quibe assado, que vão deixar sua refeição ainda mais saborosa.

Continua após a publicidade..

O que é o quibe assado e qual a sua origem?

O quibe assado, também chamado de kibbeh, é uma variação do quibe frito, que é uma das receitas mais antigas e populares do Oriente Médio. O quibe frito é feito com uma massa de trigo e carne moída, que é moldada em formato de bolinho e frita em óleo quente. Já o quibe assado é feito com a mesma massa, mas é assado em uma forma, em camadas, com um recheio no meio.

A origem do quibe é incerta, mas acredita-se que ele tenha surgido na região da Mesopotâmia, há mais de quatro mil anos. O quibe era um alimento básico dos povos nômades, que aproveitavam a carne de carneiro e o trigo disponíveis na região. Com o tempo, o quibe se espalhou por todo o Oriente Médio, e cada país adaptou a receita ao seu gosto e aos seus ingredientes locais.

O quibe assado é uma invenção mais recente, que surgiu no Líbano, no século XIX. O quibe assado era uma forma de aproveitar as sobras do quibe frito, que eram colocadas em uma forma, cobertas com mais massa e levadas ao forno. O quibe assado ganhou fama e se tornou um prato tradicional da culinária libanesa, sendo servido em ocasiões especiais, como festas e casamentos.

Continua após a publicidade..

Como fazer quibe assado: 3 receitas deliciosas

Para fazer quibe assado, você vai precisar de alguns ingredientes básicos, como trigo para quibe, carne moída, cebola, alho, sal, pimenta, hortelã e azeite. Esses são os ingredientes da massa, que é a base de todas as receitas. O recheio pode variar de acordo com o seu gosto e a sua criatividade. Veja a seguir três receitas de quibe assado que vão te surpreender:

Quibe assado tradicional

O quibe assado tradicional é o mais simples e o mais fiel à receita original. O recheio é feito com carne moída refogada com cebola, alho, sal, pimenta, noz-moscada e pinoli. O pinoli é um tipo de noz muito usado na culinária árabe, que dá um toque especial ao prato. Você pode substituí-lo por castanha de caju, amêndoa ou pistache, se preferir.

Para fazer o quibe assado tradicional, siga os seguintes passos:

Continua após a publicidade..
  • Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e cubra com água. Deixe de molho por cerca de uma hora, ou até que o trigo esteja macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
  • Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Junte a carne moída e tempere com sal, pimenta, noz-moscada e pinoli. Cozinhe até que a carne esteja dourada e seca. Reserve.
  • Em um processador, bata metade da carne moída com o trigo, a hortelã, o sal e a pimenta, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processamento.
  • Unte uma forma retangular com azeite e espalhe metade da massa, apertando bem com as mãos. Por cima, distribua o recheio de carne moída, deixando uma borda de um centímetro. Cubra com o restante da massa, alisando bem a superfície. Com uma faca, faça cortes diagonais na massa, formando losangos. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que esteja dourado e firme.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio, cortando em pedaços.

Quibe assado de frango com requeijão

O quibe assado de frango com requeijão é uma versão mais leve e cremosa do prato. O recheio é feito com frango desfiado, misturado com requeijão, cebolinha, sal e pimenta. O requeijão dá uma textura suave e um sabor irresistível ao quibe.

Para fazer o quibe assado de frango com requeijão, siga os seguintes passos:

  • Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e cubra com água. Deixe de molho por cerca de uma hora, ou até que o trigo esteja macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
  • Em uma panela, cozinhe o peito de frango com água, sal e louro, até que esteja macio. Desfie o frango e reserve o caldo.
  • Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e refogue a cebola e o alho picados. Junte o frango desfiado e tempere com sal e pimenta. Cozinhe até que o frango esteja dourado e seco. Desligue o fogo e misture o requeijão e a cebolinha picada. Reserve.
  • Em um processador, bata metade do frango desfiado com o trigo, a hortelã, o sal e a pimenta, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione um pouco do caldo do frango para facilitar o processamento.
  • Unte uma forma retangular com azeite e espalhe metade da massa, apertando bem com as mãos. Por cima, distribua o recheio de frango com requeijão, deixando uma borda de um centímetro. Cubra com o restante da massa, alisando bem a superfície. Com uma faca, faça cortes diagonais na massa, formando losangos. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que esteja dourado e firme.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio, cortando em pedaços.

Quibe assado vegetariano

O quibe assado vegetariano é uma opção sem carne, mas igualmente saborosa e nutritiva. O recheio é feito com ricota, espinafre, tomate seco, sal e pimenta. A ricota e o espinafre fornecem proteína e cálcio, enquanto o tomate seco dá um toque de cor e sabor ao prato.

Continua após a publicidade..

Para fazer o quibe assado vegetariano, siga os seguintes passos:

  • Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e cubra com água. Deixe de molho por cerca de uma hora, ou até que o trigo esteja macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
  • Em uma panela, cozinhe o espinafre com um pouco de água e sal, até que esteja macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água. Pique o espinafre e reserve.
  • Em uma tigela, amasse a ricota com um garfo e tempere com sal e pimenta. Junte o espinafre e o tomate seco picado e misture bem. Reserve
  • Em um processador, bata metade da ricota com o trigo, a hortelã, o sal e a pimenta, até formar uma massa homogênea. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processamento.
  • Unte uma forma retangular com azeite e espalhe metade da massa, apertando bem com as mãos. Por cima, distribua o recheio de ricota com espinafre e tomate seco, deixando uma borda de um centímetro. Cubra com o restante da massa, alisando bem a superfície. Com uma faca, faça cortes diagonais na massa, formando losangos. Regue com um pouco de azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até que esteja dourado e firme.
  • Retire do forno e sirva quente ou frio, cortando em pedaços.

Quais são os melhores acompanhamentos para o quibe assado?

O quibe assado é um prato versátil, que combina com diversos tipos de acompanhamentos. Você pode servir o quibe assado com saladas, molhos, pães, arroz, legumes, entre outros. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão realçar o sabor do seu quibe assado:

Continua após a publicidade..

Salada de tabule

O tabule é uma salada típica da culinária árabe, que leva trigo para quibe, tomate, pepino, cebola, salsinha, hortelã, suco de limão, azeite, sal e pimenta. É uma salada refrescante, nutritiva e colorida, que harmoniza perfeitamente com o quibe assado.

Para fazer o tabule, siga os seguintes passos:

  • Em uma tigela, coloque o trigo para quibe e cubra com água. Deixe de molho por cerca de uma hora, ou até que o trigo esteja macio. Escorra bem e esprema com as mãos para retirar o excesso de água.
  • Em outra tigela, misture o tomate, o pepino, a cebola, a salsinha e a hortelã picados. Tempere com suco de limão, azeite, sal e pimenta a gosto. Junte o trigo e misture bem.
  • Leve à geladeira por pelo menos uma hora, para que os sabores se misturem. Sirva frio ou em temperatura ambiente, acompanhando o quibe assado.

Molho de coalhada

O molho de coalhada é um molho cremoso e azedo, que contrasta com o quibe assado e realça o seu sabor. O molho de coalhada é feito com coalhada seca, alho, sal, azeite e hortelã.

Para fazer o molho de coalhada, siga os seguintes passos:

  • Em uma tigela, coloque a coalhada seca e tempere com sal a gosto. Se a coalhada estiver muito seca, adicione um pouco de água para obter uma consistência cremosa.
  • Em um pilão, amasse o alho com um pouco de sal, até formar uma pasta. Junte ao molho de coalhada e misture bem.
  • Regue com um pouco de azeite e salpique hortelã picada. Leve à geladeira até a hora de servir. Sirva frio ou em temperatura ambiente, acompanhando o quibe assado.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu três receitas completas de quibe assado, que são fáceis, deliciosas e variadas. Você também conheceu um pouco da história e da importância desse prato na cultura árabe, e descobriu quais são os melhores acompanhamentos para o quibe assado.

Esperamos que você tenha gostado das receitas e que se inspire para fazer o quibe assado na sua casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. Nós adoraríamos saber o que você achou do nosso artigo. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *