Continua após a publicidade..

Picolé de iogurte com frutas:1 sobremesa saudável e refrescante

Picolé de iogurte com frutas:1 sobremesa saudável e refrescante
Continua após a publicidade..

O verão está chegando e nada melhor do que uma sobremesa gelada, saborosa e nutritiva para se refrescar e se hidratar. O picolé de iogurte com frutas é uma opção fácil, rápida e barata de fazer em casa, que vai agradar a toda a família. Além de ser delicioso, o picolé de iogurte com frutas é rico em proteínas, cálcio, vitaminas e fibras, que trazem benefícios para a saúde. Neste artigo, você vai aprender como fazer picolé de iogurte com frutas, qual é a sua origem e quais são os acompanhamentos que podem valorizar ainda mais o seu sabor.

O que é picolé de iogurte com frutas?

O picolé de iogurte com frutas é uma sobremesa gelada, que consiste em uma mistura de iogurte natural com frutas frescas ou congeladas, que é colocada em forminhas de picolé e levada ao freezer até endurecer. O picolé de iogurte com frutas pode ser feito com as frutas de sua preferência, como morango, banana, manga, kiwi, abacaxi, melancia, entre outras. Você também pode adicionar mel, açúcar, adoçante ou extrato de baunilha para adoçar e aromatizar o seu picolé. O picolé de iogurte com frutas é uma sobremesa leve, refrescante e saudável, que pode ser consumida a qualquer hora do dia, como um lanche, uma sobremesa ou até mesmo um café da manhã.

Continua após a publicidade..

Como fazer picolé de iogurte com frutas?

Para fazer picolé de iogurte com frutas, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de iogurte natural
  • 2 xícaras de frutas frescas ou congeladas de sua escolha, picadas
  • 2 colheres de sopa de mel, açúcar, adoçante ou extrato de baunilha (opcional)
  • Forminhas de picolé e palitos de madeira

O modo de preparo é:

  • Em um liquidificador, bata o iogurte com o mel, o açúcar, o adoçante ou o extrato de baunilha, até ficar homogêneo. Reserve.
  • Em uma tigela, misture as frutas picadas. Você pode usar uma única fruta ou combinar várias, como morango e banana, manga e kiwi, abacaxi e melancia, etc.
  • Preencha as forminhas de picolé com a mistura de frutas, deixando um espaço de cerca de 1 cm da borda. Complete com o iogurte batido, e insira os palitos de madeira no centro de cada forminha.
  • Leve ao freezer por pelo menos 4 horas, ou até que os picolés estejam firmes. Para desenformar, passe as forminhas por água morna e puxe os palitos com cuidado. Sirva em seguida ou guarde em um recipiente fechado no freezer por até 1 mês.

Qual é a origem do picolé de iogurte com frutas?

O picolé de iogurte com frutas é uma variação do picolé tradicional, que é uma sobremesa gelada feita com água, açúcar e suco de frutas, que é colocada em um molde com um palito e congelada. O picolé tradicional foi inventado por acidente, em 1905, por um menino americano chamado Frank Epperson, que deixou um copo de água com suco de limão e um palito na varanda de sua casa, durante uma noite fria. Na manhã seguinte, ele encontrou o copo congelado, com o palito preso no meio.

Continua após a publicidade..

Ele provou e gostou da sua criação, que ele chamou de “Epsicle”. Anos depois, ele patenteou a sua invenção e mudou o nome para “Popsicle”, que significa “palito de gelo” em inglês. O picolé de iogurte com frutas surgiu como uma alternativa mais cremosa e nutritiva ao picolé tradicional, usando o iogurte como base, em vez da água.

O iogurte é um alimento fermentado, feito a partir do leite, que tem origem na Ásia Central, há mais de 4 mil anos. Ele se popularizou no Ocidente no século XX, e hoje é consumido em diversas formas e receitas.

Quais são os acompanhamentos para o picolé de iogurte com frutas?

O picolé de iogurte com frutas pode ser acompanhado de diversos elementos, que podem enriquecer o seu sabor ou criar um contraste interessante. Alguns exemplos são:

Continua após a publicidade..
  • Granola: uma mistura de cereais, frutas secas, oleaginosas e mel, que pode ser salpicada sobre o picolé de iogurte com frutas, para dar um toque de crocância e sabor.
  • Calda: uma calda doce, feita com chocolate, caramelo, morango ou outra fruta, que pode ser regada sobre o picolé de iogurte com frutas, para dar um toque de cremosidade e cor.
  • Chantilly: um creme batido, feito com creme de leite e açúcar, que pode ser colocado sobre o picolé de iogurte com frutas, para dar um toque de leveza e doçura.

Você pode substituir o leite pelo iogurte para fazer o picolé, mas o resultado pode ser diferente. O iogurte tem uma textura mais cremosa e um sabor mais ácido do que o leite, o que pode influenciar na consistência e no paladar do picolé. Além disso, o iogurte tem mais proteínas, cálcio e probióticos do que o leite, o que pode trazer benefícios para a saúde.

Se você quiser usar o leite no lugar do iogurte, você pode adicionar um pouco de creme de leite ou leite em pó para deixar o picolé mais encorpado e saboroso. Você também pode adicionar um pouco de suco de limão ou de laranja para dar um toque de acidez e de frescor ao picolé.

A diferença entre sorvete e picolé é que o sorvete é uma sobremesa cremosa, feita com leite, creme de leite, açúcar e outros ingredientes, que é batida e congelada em uma máquina especial, que incorpora ar e evita a formação de cristais de gelo. O picolé é uma sobremesa gelada, feita com água, açúcar e suco de frutas, que é colocada em um molde com um palito e congelada sem movimento, formando uma massa mais dura e compacta. O picolé também pode ser feito com iogurte, leite ou outros ingredientes, mas sempre tem uma consistência mais firme do que o sorvete. 

Continua após a publicidade..

Conclusão

O picolé de iogurte com frutas é uma sobremesa gelada, saborosa e nutritiva, que pode ser feita em casa, com os ingredientes de sua preferência. Você aprendeu como fazer picolé de iogurte com frutas, qual é a sua origem e quais são os acompanhamentos que podem valorizar ainda mais o seu sabor. Agora, é só colocar a mão na massa e se refrescar com essa delícia. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *