Continua após a publicidade..

Mergulhe no Mundo do Sushi: Aprenda a Fazer 3 Receitas Completas

delicia na cozinha
Continua após a publicidade..

Você é fã de sushi, aquele prato japonês feito com arroz, peixe cru e algas? Você gostaria de aprender a fazer sushi em casa, de forma simples, rápida e econômica? Você quer surpreender os seus amigos e familiares com um jantar diferente e saboroso? Então, este artigo é para você!

Neste artigo, vamos te ensinar 3 receitas completas de sushi, que são as mais populares e deliciosas. São elas: sushi tradicional, hot roll e temaki. Você vai aprender o passo a passo de como fazer cada uma delas, desde o preparo do arroz até a montagem dos rolinhos. Você também vai conhecer a origem e a história do sushi, que é uma tradição milenar da culinária japonesa. E ainda vai ver algumas ideias de acompanhamentos para o sushi, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião.

Continua após a publicidade..

Confira as 3 receitas completas de sushi que selecionamos para você:

O que é sushi e por que fazê-lo?

Sushi é um prato típico da culinária japonesa, que consiste em bolinhos de arroz temperado com vinagre, recheados ou cobertos com peixe cru ou outros ingredientes, como frutos do mar, legumes, omelete, etc. O sushi é enrolado em uma folha de alga seca, chamada de nori, e cortado em fatias. O sushi é servido com molho de soja, wasabi (pasta de raiz-forte) e gengibre em conserva, que ajudam a realçar o sabor e a limpar o paladar.

Fazer sushi em casa tem muitas vantagens, como:

Continua após a publicidade..
  • Economizar dinheiro, evitando os restaurantes japoneses que costumam ser caros.
  • Escolher os ingredientes de sua preferência, garantindo a qualidade e a frescura dos mesmos.
  • Personalizar o seu sushi, adaptando ao seu gosto e às suas restrições alimentares.
  • Divertir-se, aprendendo uma nova habilidade e compartilhando com os seus amigos e familiares.

Como fazer sushi tradicional?

A primeira receita completa de sushi que vamos te ensinar é o sushi tradicional, que é o mais conhecido e consumido no mundo. O sushi tradicional é feito com arroz, peixe cru e alga, e pode ter diferentes formatos e nomes, como nigiri (bolinho de arroz com peixe por cima), maki (rolo de arroz e peixe envolto em alga), uramaki (rolo de arroz e peixe com alga por dentro e arroz por fora), sashimi (fatia de peixe sem arroz), etc.

Para fazer sushi tradicional, você vai precisar de:

  • 2 xícaras de arroz japonês (do tipo curto e grudento)
  • 2 xícaras de água
  • 1/4 de xícara de vinagre de arroz
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1 colher de chá de sal
  • 300 g de peixe fresco de sua escolha (salmão, atum, peixe branco, etc.)
  • 10 folhas de alga nori
  • 1 esteira de bambu (makisu) para enrolar o sushi
  • Molho de soja, wasabi e gengibre em conserva para servir

O modo de preparo é simples:

Continua após a publicidade..
  1. Lave o arroz em água corrente, até a água sair transparente. Escorra bem e coloque em uma panela com a água. Leve ao fogo alto, até ferver. Reduza o fogo e cozinhe com a panela tampada, por cerca de 15 minutos, ou até a água secar. Desligue o fogo e deixe o arroz descansar por 10 minutos, sem destampar a panela.
  2. Em uma panela pequena, misture o vinagre, o açúcar e o sal. Leve ao fogo baixo, mexendo até dissolver. Desligue o fogo e reserve.
  3. Transfira o arroz para uma tigela grande e regue com a mistura de vinagre, mexendo delicadamente com uma espátula de madeira. Deixe o arroz esfriar em temperatura ambiente, coberto com um pano úmido.
  4. Corte o peixe em fatias finas, no sentido contrário às fibras. Reserve na geladeira, coberto com filme plástico.
  5. Corte as folhas de alga ao meio e reserve.
  6. Coloque a esteira de bambu sobre uma superfície plana e cubra com um filme plástico. Coloque uma meia folha de alga sobre a esteira, com o lado brilhante para baixo. Umedeça as mãos e pegue uma porção de arroz, do tamanho de uma bola de golfe. Espalhe o arroz sobre a alga, deixando uma borda de 2 cm na parte superior. Pressione o arroz com os dedos, para ficar bem compacto.
  7. Coloque uma fatia de peixe sobre o arroz, na parte inferior da alga. Levante a ponta da esteira e enrole a alga sobre o recheio, apertando bem. Continue enrolando até formar um cilindro, e pressione as pontas para fechar. Retire o filme plástico e corte o rolo em 6 ou 8 fatias, usando uma faca afiada e úmida.
  8. Repita o processo com as outras folhas de alga e o restante do arroz e do peixe, variando os recheios como preferir. Você pode fazer nigiri, colocando uma fatia de peixe sobre um bolinho de arroz, ou uramaki, invertendo as camadas de arroz e alga. Você também pode acrescentar cream cheese, pepino, cenoura, abacate ou outros ingredientes ao seu sushi.
  9. Arrume os sushis em um prato e sirva com molho de soja, wasabi e gengibre em conserva.

A história do sushi tradicional

O sushi tradicional é uma receita milenar, que surgiu no sudeste da Ásia, há mais de 2 mil anos. Na época, os pescadores conservavam o peixe cru em camadas de arroz cozido e sal, para evitar a deterioração. O arroz fermentava e produzia ácido lático, que preservava o peixe. Depois de alguns meses, o arroz era descartado e o peixe era consumido.

Essa técnica se espalhou pela China e pelo Japão, onde foi aprimorada e adaptada. Os japoneses passaram a temperar o arroz com vinagre, para acelerar a fermentação e dar mais sabor. Eles também passaram a comer o arroz junto com o peixe, e a enrolar a mistura em folhas de alga, para facilitar o transporte e o consumo.

O sushi moderno, como conhecemos hoje, surgiu no século XIX, em Tóquio, pelas mãos de um vendedor ambulante chamado Hanaya Yohei. Ele criou o nigiri, que consistia em um bolinho de arroz coberto com uma fatia de peixe fresco, sem fermentação. Ele vendia o seu sushi em barracas de rua, como um lanche rápido e barato.

Continua após a publicidade..

O sushi se popularizou no Japão e no mundo, ganhando diversas variações e ingredientes. Hoje, o sushi é considerado um prato sofisticado e requintado, que representa a cultura e a gastronomia japonesa.

Acompanhamentos para o sushi tradicional

O sushi tradicional é uma refeição completa e balanceada, que pode ser servida sozinha ou com alguns acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Aqui vão algumas sugestões:

  • Sopa de missô: uma sopa leve e saborosa, feita com pasta de soja fermentada (missô), caldo de peixe (dashi), tofu, cebolinha e algas. A sopa de missô é um prato típico da culinária japonesa, que ajuda a aquecer e a hidratar o corpo, além de trazer benefícios para a saúde, como melhorar a digestão e fortalecer o sistema imunológico.
  • Sunomono: uma salada refrescante e ácida, feita com pepino, cenoura, kani, gergelim e vinagre de arroz. O sunomono é um prato que ajuda a limpar o paladar e a contrastar com o sabor doce do arroz do sushi. Ele também é rico em fibras, vitaminas e minerais, que auxiliam na saúde e na beleza da pele, do cabelo e das unhas.
  • Tempurá: um prato frito e crocante, feito com legumes e frutos do mar empanados em uma massa leve e aerada. O tempurá é um prato que traz textura e sabor ao sushi, e pode ser servido com um molho agridoce, chamado de tentsuyu. Ele também é uma fonte de proteínas, que saciam e fortalecem os músculos.

Hot roll e Temaki

Hot roll é um tipo de sushi frito e empanado, que pode ter diversos recheios, como salmão, cream cheese, kani, etc. Para fazer hot roll, você precisa de arroz japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal, alga nori, peixe fresco ou outro recheio de sua preferência, farinha de trigo, farinha de rosca, cerveja, óleo e molho tarê.

Continua após a publicidade..
  1. Prepare o arroz japonês, cozinhando-o com água e temperando-o com vinagre, açúcar e sal. Reserve.
  2. Corte o peixe em fatias finas e reserve na geladeira.
  3. Corte as folhas de alga ao meio e reserve.
  4. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, a farinha de rosca e a cerveja, até formar uma massa homogênea e líquida.
  5. Coloque uma meia folha de alga sobre uma esteira de bambu e espalhe uma camada fina de arroz sobre ela, deixando uma borda de 2 cm na parte superior.
  6. Coloque uma fatia de peixe ou outro recheio sobre o arroz, na parte inferior da alga.
  7. Enrole a alga sobre o recheio, apertando bem, e feche as pontas.
  8. Passe o rolo de sushi na massa e frite em óleo quente, até dourar.
  9. Escorra em papel toalha e corte em fatias.
  10. Sirva com molho tarê.

Temaki é um tipo de sushi em forma de cone, que pode ser recheado com os mesmos ingredientes do hot roll ou outros de sua escolha, como atum, pepino, omelete, etc. Para fazer temaki, você precisa de arroz japonês, vinagre de arroz, açúcar, sal, alga nori, peixe fresco ou outro recheio de sua preferência, molho de soja, wasabi e gengibre em conserva.

  1. Prepare o arroz japonês, cozinhando-o com água e temperando-o com vinagre, açúcar e sal. Reserve.
  2. Corte o peixe em cubos pequenos e reserve na geladeira.
  3. Corte as folhas de alga em quatro partes e reserve.
  4. Umedeça as mãos e pegue uma porção de arroz, do tamanho de uma bola de tênis. Espalhe o arroz sobre uma das partes da alga, deixando uma borda de 1 cm na parte inferior.
  5. Coloque um pouco de peixe ou outro recheio sobre o arroz, no centro da alga.
  6. Dobre a parte inferior da alga sobre o recheio e enrole a alga em forma de cone, apertando bem.
  7. Repita o processo com as outras partes da alga e o restante do arroz e do recheio, variando os sabores como preferir.
  8. Sirva com molho de soja, wasabi e gengibre em conserva.

Espero que você tenha gostado destas dicas e que se anime a fazer hot roll e temaki na sua casa. Eles são fáceis, rápidos e deliciosos, e podem ser uma ótima opção para o seu jantar ou para receber os seus convidados.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu uma das 3 receitas completas de sushi que selecionamos para você: o sushi tradicional. Você também conheceu a origem e a história do sushi, que é uma tradição milenar da culinária japonesa. E ainda viu algumas ideias de acompanhamentos para o sushi tradicional, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que se inspire a fazer o sushi tradicional na sua casa. Ele é fácil, rápido e delicioso, e pode ser uma ótima opção para o seu jantar ou para receber os seus convidados.

Se você gostou deste artigo, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Fique ligado nos próximos artigos, onde vamos te ensinar mais 2 receitas completas de sushi: hot roll e temaki. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *