Continua após a publicidade..

5 Receitas de Sobremesa com Chocolate Amargo: Fitness e Deliciosas

5 Receitas de Sobremesa com Chocolate Amargo: Fitness e Deliciosas
Continua após a publicidade..

Você é fã de chocolate, mas quer manter a forma e a saúde? Então, você precisa conhecer as receitas de sobremesa com chocolate amargo, que são fitness e deliciosas. O chocolate amargo é um tipo de chocolate que contém mais cacau e menos açúcar e gordura do que o chocolate ao leite ou o chocolate branco.

O chocolate amargo é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Ele também é fonte de magnésio, ferro, potássio e flavonoides, que melhoram o humor, a circulação, a pressão arterial e a saúde do coração.

Continua após a publicidade..

Além disso, o chocolate amargo tem um sabor intenso e amargo, que sacia a vontade de doce com uma menor quantidade. Neste artigo, você vai aprender 5 receitas de sobremesa com chocolate amargo, que são fáceis de fazer e que vão te deixar com água na boca.

O que é a sobremesa com chocolate amargo e por que ela é tão fitness?

A sobremesa com chocolate amargo é uma receita de doce que usa chocolate amargo como ingrediente principal, e que pode ser combinado com outros ingredientes, como frutas, oleaginosas, aveia, coco, etc. A sobremesa com chocolate amargo é tão fitness porque é uma opção mais saudável e menos calórica do que as sobremesas tradicionais, que usam chocolate ao leite ou chocolate branco, que são mais doces e gordurosos. Além disso, a sobremesa com chocolate amargo é uma fonte de nutrientes e benefícios para o organismo, como já mencionado anteriormente.

CLIQUE AQUI e confira outras receitas deliciosas como esta.

Continua após a publicidade..

Veja mais receitas e dicas .

Como fazer uma sobremesa com chocolate amargo simples e rápida?

Para fazer uma sobremesa com chocolate amargo simples e rápida, você vai precisar de:

  • 200 g de chocolate amargo picado
  • 1/4 de xícara de leite desnatado
  • 2 colheres de sopa de mel
  • Frutas de sua preferência, como morango, banana, kiwi, etc.

Siga os seguintes passos:

Continua após a publicidade..
  1. Em um recipiente, derreta o chocolate amargo em banho-maria ou no micro-ondas, mexendo de vez em quando, até ficar liso e brilhante.
  2. Adicione o leite desnatado e o mel, e misture bem, até ficar uma calda cremosa e homogênea.
  3. Lave e corte as frutas em pedaços pequenos, e coloque-as em uma travessa ou em potinhos individuais.
  4. Regue as frutas com a calda de chocolate amargo, e leve à geladeira por 15 minutos, ou até a calda endurecer.
  5. Pronto! Agora é só saborear a sua sobremesa com chocolate amargo simples e rápida.

Qual é a origem da sobremesa com chocolate amargo?

A origem da sobremesa com chocolate amargo é incerta, mas existem algumas hipóteses e curiosidades sobre a sua criação. Uma delas diz que a sobremesa com chocolate amargo foi inventada na Suíça, por um confeiteiro chamado Rodolphe Lindt, que em 1879, criou o chocolate amargo, que era mais macio e derretia na boca, graças a um processo chamado conchagem, que consistia em mexer o chocolate por horas, até que ele ficasse com uma textura aveludada.

Outra diz que a sobremesa com chocolate amargo foi criada na França, por um chef chamado Auguste Escoffier, que em 1895, criou uma sobremesa chamada poire belle Hélène, que consistia em peras cozidas em calda de açúcar, servidas com sorvete de baunilha e cobertas com chocolate amargo derretido. Há ainda quem acredite que a sobremesa com chocolate amargo foi originada na Itália, onde era chamada de cioccolata fondente, e que era feita com chocolate amargo derretido, misturado com creme de leite, e servido com frutas frescas ou secas.

Independentemente da sua origem, a sobremesa com chocolate amargo se tornou uma receita popular em todo o mundo, com diversas variações e adaptações regionais. Alguns exemplos são:

Continua após a publicidade..
  • Sobremesa com chocolate amargo e iogurte: uma versão mais leve e refrescante, que usa iogurte natural ou grego no lugar do leite desnatado, e que pode ser servida gelada ou em temperatura ambiente.
  • Sobremesa com chocolate amargo e castanhas: uma versão mais crocante e nutritiva, que usa castanhas picadas, como nozes, amêndoas, pistache, etc., no lugar das frutas, e que pode ser servida quente ou fria.
  • Sobremesa com chocolate amargo e coco: uma versão mais tropical e saborosa, que usa coco ralado ou em flocos no lugar do mel, e que pode ser servida com sorvete de coco ou de creme.
  • Sobremesa com chocolate amargo e café: uma versão mais aromática e intensa, que usa café solúvel ou expresso no lugar do leite desnatado, e que pode ser servida com chantilly ou creme de leite.

Quais são os melhores acompanhamentos para a sobremesa com chocolate amargo?

A sobremesa com chocolate amargo é uma receita que pode ser servida com diversos acompanhamentos, de acordo com o seu gosto e a ocasião. Alguns exemplos são:

  • Sorvete: um acompanhamento gelado e cremoso, que pode ser de vários sabores, como baunilha, creme, chocolate, morango, etc. Você pode servir uma bola de sorvete ao lado da sobremesa, ou cortar a sobremesa em pedaços e colocar sobre o sorvete.
  • Chantilly: um acompanhamento leve e aerado, que pode ser feito com creme de leite fresco e açúcar, ou comprado pronto. Você pode servir uma colher de chantilly ao lado da sobremesa, ou fazer um furo na sobremesa e rechear com o chantilly.
  • Calda: um acompanhamento líquido e doce, que pode ser de vários tipos, como caramelo, chocolate, morango, etc. Você pode servir uma porção de calda ao lado da sobremesa, ou regar a sobremesa com a calda.
  • Biscoito: um acompanhamento crocante e saboroso, que pode ser de vários tipos, como wafer, cookie, amanteigado, etc. Você pode servir um biscoito ao lado da sobremesa, ou quebrar o biscoito em pedaços e colocar sobre a sobremesa.

A diferença entre chocolate amargo e meio-amargo é a porcentagem de cacau que eles contêm. O chocolate amargo tem mais cacau (de 60% a 85%) e menos açúcar e gordura do que o chocolate meio-amargo, que tem de 40% a 55% de cacau. Quanto mais cacau, mais intenso e amargo é o sabor do chocolate. O chocolate amargo também é mais rico em antioxidantes, que trazem benefícios para a saúde, como prevenir o envelhecimento precoce e melhorar a circulação sanguínea.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de sobremesa com chocolate amargo, que são fitness e deliciosas. Você também aprendeu um pouco sobre a origem e os benefícios do chocolate amargo, e algumas sugestões de acompanhamentos para a sua sobremesa. Agora, é só colocar a mão na massa e experimentar as receitas que mais te agradam. E não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Bom apetite! 😋

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *