Continua após a publicidade..

3 Receitas de Pão de Mel: Uma Deliciosa Sobremesa

3 Receitas de Pão de Mel: Uma Deliciosa Sobremesa
Continua após a publicidade..

Você gosta de pão de mel? Se sim, você vai adorar estas 3 receitas de pão de mel que separamos para você. O pão de mel é um doce típico da culinária europeia, feito com farinha, mel, especiarias e recheio. O pão de mel é uma sobremesa que agrada a todos os paladares, pois tem um sabor único, uma textura macia e uma cobertura de chocolate. Neste artigo, você vai aprender como fazer 3 receitas de pão de mel: o pão de mel tradicional, o pão de mel de caneca e o pão de mel de liquidificador. Todas elas são fáceis de fazer e vão deixar a sua sobremesa ainda mais gostosa. Confira!

O que é Pão de Mel e Por que Fazer?

O pão de mel é uma receita que tem origem na Europa, provavelmente na Alemanha, onde é chamado de lebkuchen. O pão de mel é um doce que leva farinha, mel, especiarias como canela, cravo, noz-moscada e gengibre, e recheio de doce de leite, brigadeiro, nutella, etc.

Continua após a publicidade..

O pão de mel é coberto com chocolate, que pode ser ao leite, meio amargo ou branco. O pão de mel é uma sobremesa que faz sucesso em todo o mundo, pois tem um sabor incrível, uma textura macia e uma cobertura de chocolate. Além disso, o pão de mel é uma sobremesa fácil de fazer, que não requer muitos ingredientes nem muito tempo de preparo. Você pode fazer o pão de mel para servir em festas, eventos ou simplesmente para saborear em casa. É uma ótima opção para quem quer variar o cardápio e surpreender a família e os amigos.

Como Fazer Pão de Mel Tradicional

A receita tradicional é uma receita que leva farinha, mel, açúcar mascavo, manteiga, leite, ovos, bicarbonato de sódio, fermento em pó e especiarias. Ele é assado em forminhas e depois recheado e coberto com chocolate. Veja como fazer:

  • Em uma panela, misture uma xícara de mel, meia xícara de açúcar mascavo, meia xícara de manteiga e meia xícara de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até derreter e ficar homogêneo. Desligue o fogo e deixe esfriar.
  • Em uma tigela, peneire duas xícaras de farinha de trigo, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de fermento em pó e uma colher de chá de cada especiaria: canela, cravo, noz-moscada e gengibre. Misture bem.
  • Em outra tigela, bata dois ovos com um garfo. Adicione a mistura de mel e manteiga e misture bem. Aos poucos, adicione a mistura de farinha e especiarias, mexendo até formar uma massa lisa e homogênea.
  • Unte e enfarinhe forminhas de empada ou de pão de mel. Coloque uma colher de sopa de massa em cada forminha, sem encher muito. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que um palito saia limpo ao espetar a massa. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  • Desenforme os pães de mel e corte-os ao meio. Recheie com o doce de sua preferência, como doce de leite, brigadeiro, nutella, etc. Feche os pães de mel e reserve.
  • Derreta 300 gramas de chocolate ao leite, meio amargo ou branco em banho-maria ou no micro-ondas. Banhe os pães de mel no chocolate, usando um garfo ou um palito. Coloque-os sobre uma folha de papel manteiga e leve à geladeira até o chocolate endurecer.
  • Sirva os pães de mel em temperatura ambiente ou gelados.

Como Fazer Pão de Mel de Caneca

O pão de caneca é uma receita que leva farinha, mel, açúcar, manteiga, leite, ovo, fermento em pó e especiarias. Ele é feito no micro-ondas, em uma caneca, e depois coberto com chocolate. Veja como fazer:

Continua após a publicidade..
  • Em uma caneca grande, misture duas colheres de sopa de farinha de trigo, uma colher de sopa de açúcar, uma colher de chá de fermento em pó e uma pitada de cada especiaria: canela, cravo, noz-moscada e gengibre. Misture bem.
  • Adicione uma colher de sopa de manteiga derretida, duas colheres de sopa de leite, uma colher de sopa de mel e um ovo. Misture bem com um garfo, até formar uma massa lisa e homogênea.
  • Leve a caneca ao micro-ondas por cerca de 2 minutos, ou até que a massa esteja cozida e fofa. Cuidado para não deixar a massa transbordar da caneca. Retire do micro-ondas e deixe esfriar um pouco.
  • Derreta 50 gramas de chocolate ao leite, meio amargo ou branco em banho-maria ou no micro-ondas. Cubra o pão de mel com o chocolate, usando uma colher. Leve à geladeira até o chocolate endurecer.
  • Sirva o pão de mel de caneca em temperatura ambiente ou gelado.

Como Fazer Pão de Mel de Liquidificador

O pão de mel de liquidificador é uma receita que leva farinha, mel, açúcar, óleo, leite, ovos, bicarbonato de sódio, fermento em pó e especiarias. Ele é batido no liquidificador e depois assado em uma forma. Veja como fazer:

  • No liquidificador, bata uma xícara de mel, meia xícara de açúcar, meia xícara de óleo, uma xícara de leite e dois ovos, até ficar bem misturado. Despeje a mistura em uma tigela grande.
  • Adicione duas xícaras de farinha de trigo, uma colher de chá de bicarbonato de sódio, uma colher de chá de fermento em pó e uma colher de chá de cada especiaria: canela, cravo, noz-moscada e gengibre. Misture bem com uma colher de pau, até formar uma massa lisa e homogênea.
  • Unte e enfarinhe uma forma retangular média. Despeje a massa na forma e alise a superfície com uma espátula. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 minutos, ou até que um palito saia limpo ao espetar a massa. Retire do forno e deixe esfriar sobre uma grade.
  • Corte o bolo em quadrados do tamanho que desejar. Recheie com o doce de sua preferência, como doce de leite, brigadeiro, nutella, etc. Feche os pães de mel e reserve.
  • Derreta 300 gramas de chocolate ao leite, meio amargo ou branco em banho-maria ou no micro-ondas. Banhe os pães de mel no chocolate, usando um garfo ou um palito. Coloque-os sobre uma folha de papel manteiga e leve à geladeira até o chocolate endurecer.
  • Sirva os pães de mel em temperatura ambiente ou gelados.

A Origem do Pão de Mel

O pão de mel é uma receita que tem origem na Europa, provavelmente na Alemanha, onde é chamado de lebkuchen. O pão de mel é um doce que surgiu na Idade Média, como uma forma de aproveitar o mel, que era um produto abundante e barato na época. O mel era usado para adoçar e conservar o pão, que era feito com farinha, ovos e especiarias. O pão de mel era consumido principalmente nas festas religiosas, como o Natal e a Páscoa, e também era usado como presente ou como moeda de troca.

Com o tempo, o pão de mel se espalhou pela Europa, ganhando diferentes nomes e variações. Na França, ele é chamado de pain d’épices, na Inglaterra, de gingerbread, na Itália, de panpepato, etc. O pão de mel chegou ao Brasil no século XIX, trazido pelos imigrantes europeus, principalmente os alemães. Aqui, ele ganhou o recheio de doce de leite e a cobertura de chocolate, que são características da culinária brasileira. O pão de mel é, portanto, uma receita que mistura influências de vários países e culturas, que resultou em um doce delicioso e versátil.

Continua após a publicidade..

Acompanhamentos para o Pão de Mel

O pão é um doce que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outras delícias. Aqui vão duas sugestões de acompanhamentos para o pão de mel:

  • Chá: O chá é uma bebida que combina muito bem com o pão de mel, pois cria um contraste de temperaturas e sabores. Você pode escolher o chá de sua preferência, como camomila, hortelã, erva-doce, etc. Uma xícara de chá quente e um pão de mel frio é uma combinação perfeita.
  • Sorvete: O sorvete é um acompanhamento que também harmoniza muito bem com o pão de mel, pois cria um contraste de texturas e doçuras. Você pode escolher o sabor de sorvete que mais gostar, como creme, baunilha, coco, etc. Uma bola de sorvete sobre um pão de mel quente é uma sobremesa irresistível.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer 3 receitas de pão de mel: o pão tradicional, o pão de caneca e o pão l de liquidificador. Todas elas são fáceis de fazer e vão deixar a sua sobremesa ainda mais gostosa. Você também conheceu a origem do pão de mel e algumas sugestões de acompanhamentos para o doce. Agora é só escolher a sua receita preferida e colocar a mão na massa. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha se inspirado para fazer o seu próprio pão . Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe a sua opinião sincera e sugestões nos comentários. Obrigado por ler e até a próxima! 😊


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *