Continua após a publicidade..

5 Razões para Experimentar a Coxinha de Jaca: uma Opção Vegetariana e Saborosa

5 Razões para Experimentar a Coxinha de Jaca: uma Opção Vegetariana e Saborosa
Continua após a publicidade..

Você já ouviu falar da coxinha de jaca? Sabe aquele salgado típico brasileiro, que tem uma massa de farinha de trigo e batata, recheada com frango desfiado e queijo, e frita em óleo quente? Pois saiba que existe uma versão vegetariana dessa delícia, que usa a jaca como recheio, e que é tão gostosa quanto a original.

A coxinha de jaca é uma receita fácil, barata e nutritiva, que vai te surpreender com o seu sabor e a sua textura. Neste artigo, vou te mostrar 5 razões para experimentar a coxinha de jaca, e te ensinar como fazer essa receita vegetariana e saborosa. Você vai ver que fazer coxinha de jaca não é tão difícil quanto parece, e vai agradar até os mais carnívoros. Vamos lá?

Continua após a publicidade..

O que é Coxinha de Jaca?

Coxinha de jaca é uma receita vegetariana, que tem como base a jaca, uma fruta tropical, que é originária da Índia, mas que se adaptou bem ao clima brasileiro. A jaca é uma fruta grande, que pode pesar até 40 kg, e que tem uma casca grossa e espinhosa, uma polpa amarela e doce, e muitas sementes. A jaca é usada tanto na culinária doce, quanto na salgada, mas para fazer a coxinha de jaca, é preciso usar a jaca verde, que é a jaca que ainda não amadureceu, e que tem uma polpa branca e fibrosa, que lembra a carne de frango.

A coxinha de jaca é feita com a polpa da jaca verde, que é cozida, desfiada e temperada, e que substitui o frango no recheio da coxinha. A massa da coxinha de jaca é feita com farinha de trigo e batata, que são cozidas e amassadas, e que dão uma consistência macia e elástica à massa. A coxinha de jaca é modelada em forma de gota, empanada em farinha de rosca, e frita em óleo quente, até ficar dourada e crocante. A coxinha de jaca é servida quente, e pode ser acompanhada de molhos, como ketchup, mostarda, maionese, etc.

Como fazer Coxinha de Jaca?

Para fazer coxinha de jaca, você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • Jaca verde: Você vai usar a jaca verde, que é a jaca que ainda não amadureceu, e que tem uma polpa branca e fibrosa, que lembra a carne de frango. A quantidade de jaca verde é de cerca de 1 kg, ou 1/4 de uma jaca grande. Você deve descascar a jaca, e retirar a polpa, que são os pedaços que envolvem as sementes. Reserve as sementes, pois você pode usá-las em outras receitas, como sopas, saladas, etc.
  • Temperos: Você vai usar os temperos de sua preferência, para dar sabor ao recheio da coxinha de jaca. Você pode usar cebola, alho, sal, pimenta, azeite, cheiro-verde, etc. A quantidade de temperos é de cerca de 100 gramas, ou 1/2 xícara de chá de cada um. Você deve picar os temperos em pedaços pequenos, e refogá-los em uma panela, em fogo médio, até ficarem macios e dourados.
  • Água: Você vai usar a água para cozinhar a jaca, e para fazer a massa da coxinha de jaca. A quantidade de água é de cerca de 2 litros, ou 8 xícaras de chá. Você deve ferver a água em uma panela grande, e adicionar a jaca, e cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 40 minutos, ou até a jaca ficar macia e soltar das sementes. Depois, você deve escorrer a jaca, e reservar a água do cozimento, pois você vai usar para fazer a massa da coxinha de jaca.
  • Farinha de trigo: Você vai usar a farinha de trigo para fazer a massa da coxinha de jaca, que vai dar uma consistência macia e elástica à massa. A quantidade de farinha de trigo é de cerca de 500 gramas, ou 4 xícaras de chá. Você deve peneirar a farinha de trigo, e reservar.
  • Batata: Você vai usar a batata para fazer a massa da coxinha de jaca, que vai dar uma consistência cremosa e saborosa à massa. A quantidade de batata é de cerca de 250 gramas, ou 2 batatas médias. Você deve descascar e picar as batatas em pedaços pequenos, e cozinhar na mesma água que cozinhou a jaca, por cerca de 20 minutos, ou até as batatas ficarem macias. Depois, você deve escorrer as batatas, e amassá-las com um garfo ou um espremedor, até formar um purê. Reserve.
  • Óleo: Você vai usar o óleo para fritar as coxinhas de jaca, até ficarem douradas e crocantes. Você pode usar o óleo de sua preferência, como de soja, de milho, de girassol, etc. A quantidade de óleo é de cerca de 1 litro, ou o suficiente para cobrir as coxinhas na panela.
  • Farinha de rosca: Você vai usar a farinha de rosca para empanar as coxinhas de jaca, e dar uma casquinha crocante às coxinhas. A quantidade de farinha de rosca é de cerca de 100 gramas, ou 1 xícara de chá. Você deve colocar a farinha de rosca em um prato, e reservar.

Para fazer a coxinha de jaca, siga estes passos:

  1. Faça o recheio da coxinha de jaca: Desfie a jaca cozida, com as mãos ou com um garfo, até ficar com uma aparência de carne de frango. Refogue os temperos em uma panela, em fogo médio, até ficarem macios e dourados. Adicione a jaca desfiada, e misture bem, até incorporar os temperos. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, ou até o recheio ficar úmido e saboroso. Reserve.
  2. Faça a massa da coxinha de jaca: Em uma panela grande, leve ao fogo a água do cozimento da jaca, e deixe ferver. Adicione o purê de batata, e misture bem, até dissolver. Adicione a farinha de trigo, aos poucos, e misture bem, com uma colher de pau, até formar uma massa homogênea e lisa, que solte do fundo da panela. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada, e deixe esfriar um pouco, até ficar morna.
  3. Modele as coxinhas de jaca: Pegue uma porção de massa, do tamanho de uma bola de pingue-pongue, e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa de recheio no centro do disco, e feche a massa, envolvendo o recheio, e modelando em forma de gota. Repita o processo com o restante da massa e do recheio, até acabar. Passe as coxinhas pela farinha de rosca, empanando bem, e reserve em um prato.
  4. Frite as coxinhas de jaca: Em uma panela grande, aqueça o óleo, em fogo alto, até ficar bem quente. Frite as coxinhas de jaca, aos poucos, por cerca de 5 minutos, ou até ficarem douradas e crocantes. Retire as coxinhas de jaca do óleo, e escorra em papel toalha, para eliminar o excesso de gordura.
  5. Sirva as coxinhas .

A história da Coxinha de Jaca

A coxinha de jaca é uma receita que tem uma história recente e curiosa, que envolve criatividade, sustentabilidade e inclusão. A coxinha de jaca é uma adaptação vegetariana da coxinha de frango, um salgado típico brasileiro, que tem origem no século XIX, na cidade de São Paulo. A coxinha de frango era feita com massa de farinha de trigo e batata, recheada com frango desfiado e queijo, e frita em óleo quente. A coxinha de frango era um salgado popular e barato, que era vendido nas padarias, nas lanchonetes e nas ruas, e que era consumido por pessoas de todas as classes sociais.

A coxinha de jaca surgiu como uma forma de oferecer uma opção vegetariana para as pessoas que não comem carne, mas que gostam de coxinha. A coxinha de jaca foi criada por cozinheiros e cozinheiras vegetarianos, que usaram a jaca como substituto do frango, pois a jaca tem uma textura e um sabor que lembram a carne de frango. A coxinha de jaca também foi uma forma de aproveitar a jaca, uma fruta abundante e nutritiva, que muitas vezes era desperdiçada, pois nem todos gostam do seu sabor doce e do seu cheiro forte.

Continua após a publicidade..

A coxinha de jaca se tornou um sucesso, e foi adotada por diversos estabelecimentos e eventos, que passaram a oferecer a coxinha de jaca como uma alternativa vegetariana e saborosa. A coxinha de jaca também se tornou um símbolo de inclusão e de respeito, pois permitiu que as pessoas vegetarianas pudessem participar e se sentir integradas aos momentos de confraternização e de celebração, que muitas vezes envolvem o consumo de salgados e de carne.

Acompanhamentos para a Coxinha de Jaca

A coxinha de jaca é uma receita que pode ser consumida sozinha, ou acompanhada de outros alimentos, que vão realçar e diversificar o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão combinar perfeitamente com a sua coxinha de jaca:

  • Molhos: Os molhos são um acompanhamento clássico para a coxinha, pois dão um toque de umidade e de sabor ao salgado. Você pode usar os molhos de sua preferência, como ketchup, mostarda, maionese, barbecue, etc. Você também pode fazer os seus próprios molhos, usando ingredientes naturais e saudáveis, como tomate, cenoura, beterraba, abacate, etc.
  • Salada: A salada é outro acompanhamento delicioso para a coxinha de jaca, pois cria um contraste de texturas, cores e sabores. Você pode usar as folhas e os legumes de sua preferência, como alface, rúcula, tomate, cenoura, pepino, etc. Você pode temperar a salada com azeite, vinagre, sal, pimenta, limão, mostarda, etc.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer uma deliciosa coxinha de jaca, seguindo 5 passos simples e práticos. Você também conheceu um pouco da história e da cultura da coxinha de jaca, e duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar a sua coxinha ainda mais saborosa. A coxinha de jaca é uma receita vegetariana, que tem como base a jaca, uma fruta tropical, que é usada como recheio da coxinha, substituindo o frango. A coxinha de jaca é uma receita fácil, barata e nutritiva, que vai te surpreender com o seu sabor e a sua textura.

Continua após a publicidade..

Fazer coxinha de jaca em casa é uma atividade divertida, criativa e sustentável, que vai te proporcionar uma coxinha de qualidade e de personalidade. Experimente fazer a coxinha de jaca na sua cozinha, e surpreenda a sua família e os seus amigos com essa coxinha típica da culinária vegetariana. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando como foi a sua experiência, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar a coxinha de jaca. Bom apetite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *