Continua após a publicidade..

3 Receitas Completas de Nhoque para Surpreender a Família

3 Receitas Completas de Nhoque para Surpreender a Família
Continua após a publicidade..

O nhoque é um prato típico da culinária italiana, que consiste em pequenas bolinhas de massa cozidas em água e servidas com molho. É uma receita simples, mas muito saborosa e versátil, que pode ser feita com diferentes ingredientes e combinações.

Neste artigo, você vai aprender três receitas completas , que vão desde a massa tradicional de batata até opções mais saudáveis e criativas. Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da curiosidade desse prato, e ainda receber dicas de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais completa e deliciosa.

Continua após a publicidade..

O que é o Nhoque e Por que Ele é Tão Popular?

O nhoque é uma massa feita com farinha de trigo, ovos e algum tipo de purê, que pode ser de batata, mandioca, abóbora, ricota, espinafre, entre outros. A massa é modelada em pequenas bolinhas, que são cozidas em água fervente até subirem à superfície. Depois, é só escorrer e servir com o molho de sua preferência.

Esse é um prato muito popular no Brasil, principalmente por causa da influência dos imigrantes italianos, que trouxeram essa receita para cá no final do século XIX. Além disso, o nhoque também tem um significado simbólico, pois é associado à sorte e à prosperidade.

Segundo a tradição, comer nhoque no dia 29 de cada mês atrai dinheiro e felicidade. Para isso, é preciso colocar uma nota de qualquer valor embaixo do prato, comer os primeiros sete nhoques em pé, fazendo um pedido para cada um, e depois guardar a nota na carteira até o próximo dia 29.

Continua após a publicidade..

Como Fazer o Nhoque Tradicional de Batata

O nhoque de batata é o mais clássico e fácil de fazer. Você vai precisar de:

  • 1 kg de batatas
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Para o molho, você pode usar o que preferir, mas uma sugestão é o molho de tomate caseiro, que leva:

  • 4 tomates maduros picados
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • Sal, pimenta e orégano a gosto

Para fazer o nhoque, siga os passos:

Continua após a publicidade..
  1. Cozinhe as batatas em água com sal até ficarem macias. Escorra e amasse bem, formando um purê.
  2. Em uma tigela, misture o purê de batata, os ovos, o sal e a farinha de trigo, até obter uma massa homogênea e que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
  3. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em porções e faça rolinhos. Corte em pedaços de cerca de 2 cm e, se quiser, faça marcas com um garfo em cada bolinha, para dar mais textura.
  4. Cozinhe o nhoque em água fervente, em partes, até que eles subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em uma travessa.
  5. Para fazer o molho, refogue a cebola e o alho no azeite, em uma panela, até dourarem. Adicione os tomates picados, o sal, a pimenta e o orégano, e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando, até formar um molho encorpado.
  6. Despeje o molho sobre o nhoque e sirva em seguida, polvilhando queijo ralado se desejar.

Como Fazer o Nhoque de Mandioca com Carne Seca

O nhoque de mandioca com carne seca é uma receita típica da culinária brasileira, que combina dois ingredientes muito apreciados por aqui. Você vai precisar de:

  • 1 kg de mandioca cozida e amassada
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 ovo
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • Sal a gosto

Para o recheio, você vai precisar de:

  • 500 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • Sal, pimenta e cheiro-verde a gosto

Para fazer o nhoque, siga os passos:

Continua após a publicidade..
  1. Em uma panela, leve ao fogo a mandioca amassada, a manteiga, o ovo e o sal, mexendo bem, até formar uma massa lisa e que solte do fundo da panela.
  2. Desligue o fogo e acrescente a farinha de trigo, aos poucos, misturando bem, até obter uma massa que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
  3. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em porções e faça rolinhos. Corte em pedaços de cerca de 2 cm e, com o dedo, faça uma cavidade em cada bolinha, para colocar o recheio.
  4. Para fazer o recheio, aqueça o óleo em uma panela e refogue a cebola e o alho até dourarem. Adicione a carne seca desfiada, o sal, a pimenta e o cheiro-verde, e misture bem.
  5. Recheie cada bolinha de massa com um pouco da carne seca e feche bem, modelando o nhoque. Cozinhe em água fervente, em partes, até que eles subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em uma travessa.
  6. Sirva o nhoque com o molho de sua preferência, ou simplesmente com manteiga derretida e queijo ralado.

Como Fazer o Nhoque de Espinafre com Ricota

O nhoque de espinafre com ricota é uma opção mais leve e saudável, que leva ingredientes nutritivos e saborosos. Você vai precisar de:

  • 300 g de espinafre cozido e espremido
  • 300 g de ricota amassada
  • 2 ovos
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • Sal, noz-moscada e pimenta a gosto

Para o molho, você pode usar o molho branco, que leva:

  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • Sal, noz-moscada e pimenta a gosto

Para fazer o nhoque, siga os passos:

Continua após a publicidade..
  1. Em uma tigela, misture o espinafre, a ricota, os ovos, o sal, a noz-moscada e a pimenta, até formar uma massa homogênea.
  2. Acrescente a farinha de trigo integral, aos poucos, misturando bem, até obter uma massa que não grude nas mãos. Se necessário, acrescente mais farinha.
  3. Em uma superfície enfarinhada, divida a massa em porções e faça rolinhos. Corte em pedaços de cerca de 2 cm e, se quiser, faça marcas com um garfo em cada bolinha, para dar mais textura.
  4. Cozinhe o nhoque em água fervente, em partes, até que eles subam à superfície. Retire com uma escumadeira e reserve em uma travessa.
  5. Para fazer o molho, derreta a manteiga em uma panela e adicione a farinha de trigo, mexendo bem, até formar uma pasta. Aos poucos, vá adicionando o leite, mexendo sem parar, até obter um molho cremoso e sem grumos. Tempere com sal, noz-moscada e pimenta a gosto.
  6. Despeje o molho sobre o nhoque e sirva em seguida, polvilhando queijo ralado.

A Origem do Nhoque e Suas Variações

O nhoque é um prato que tem origens antigas e incertas, mas que se espalhou pelo mundo com diferentes nomes e formas. Alguns historiadores acreditam que o nhoque surgiu na Roma Antiga, a partir de uma massa feita com farinha e água, chamada de gnocchi. Outros afirmam que o nhoque foi trazido pelos árabes, que usavam uma massa de sêmola cozida em caldo, chamada de kishk.

O que se sabe é que o nhoque de batata, como conhecemos hoje, foi criado na Itália, no século XVI, após a introdução da batata na Europa, vinda da América do Sul. O nhoque de batata se tornou um prato popular entre os camponeses, por ser barato e nutritivo, e logo se espalhou por todo o país, ganhando variações regionais e molhos diversos.

No Brasil, o nhoque chegou com os imigrantes italianos, que se instalaram principalmente no sul e no sudeste do país. Aqui, o nhoque também ganhou novos ingredientes e sabores, como o de mandioca, o de abóbora, o de espinafre, o de ricota, entre outros. O nhoque também se tornou um prato festivo, que é consumido no dia 29 de cada mês, seguindo a tradição da sorte e da prosperidade.

Acompanhamentos para o Nhoque

O nhoque é um prato que pode ser servido com diversos acompanhamentos, dependendo do seu gosto e da sua criatividade. Aqui vão algumas sugestões:

  • Salada verde: uma salada simples, mas refrescante, que combina alface, rúcula, tomate, cenoura e pepino, temperada com azeite, vinagre, sal e orégano. É uma ótima opção para equilibrar o prato e trazer mais fibras e vitaminas.
  • Frango assado: um frango assado suculento e aromático, que leva alho, cebola, limão, alecrim, sal e pimenta. É uma opção de proteína que harmoniza bem com qualquer tipo de nhoque e molho.
  • Carne moída: uma carne moída bem temperada, que leva cebola, alho, tomate, cheiro-verde, sal e pimenta. É uma opção de proteína que pode ser usada tanto como recheio quanto como molho para o nhoque.
  • Queijo: um queijo ralado ou em pedaços, que pode ser parmesão, mussarela, gorgonzola, provolone, ou o que você preferir. É uma opção que dá mais sabor e cremosidade ao prato, e que pode ser polvilhado por cima ou derretido no forno.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu três receitas completas de nhoque, que são:

  • Nhoque tradicional de batata, com molho de tomate caseiro
  • Nhoque de mandioca com carne seca, recheado e servido com o molho de sua preferência
  • Nhoque de espinafre com ricota, com molho branco

Você também conheceu um pouco da origem e da curiosidade desse prato, e ainda recebeu dicas de acompanhamentos para deixar sua refeição ainda mais completa e deliciosa.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e que se inspire a fazer essas receitas em casa. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo. E não se esqueça de compartilhar este artigo com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *