Continua após a publicidade..

5 doces de colher: sobremesas práticas e deliciosas

5 doces de colher: sobremesas práticas e deliciosas
Continua após a publicidade..

Você está procurando por sobremesas fáceis, rápidas e saborosas para fazer em casa? Então você vai adorar conhecer os doces de colher, que são cremosos, versáteis e irresistíveis. Neste artigo, você vai aprender o que são os doces de colher, como fazer cinco receitas deliciosas e algumas curiosidades sobre essas sobremesas. Vamos lá?

O que são doces de colher?

Doces de colher são sobremesas que têm uma consistência cremosa e que são servidas em potinhos, taças ou copinhos. Eles são chamados assim porque podem ser comidos com uma colher, sem precisar de talheres ou pratos. Os doces de colher são muito populares no Brasil, pois são fáceis de preparar, podem ser feitos com ingredientes simples e variados, e são perfeitos para qualquer ocasião. Alguns exemplos de doces de colher são: brigadeiro, pudim, mousse, doce de leite, manjar, entre outros.

Continua após a publicidade..

Como fazer doces de colher?

Para fazer doces de colher, você vai precisar de uma panela, uma colher de pau, uma forma ou refratário, e potinhos, taças ou copinhos para servir. Os ingredientes variam de acordo com a receita, mas geralmente são leite condensado, creme de leite, leite, ovos, chocolate, frutas, gelatina, etc. O modo de preparo também depende do tipo de doce, mas basicamente consiste em cozinhar, bater, gelar ou assar a mistura dos ingredientes. Veja a seguir cinco receitas de doces de colher que você pode fazer em casa:

Brigadeiro

O brigadeiro é um dos doces mais famosos e queridos do Brasil. Ele é feito com leite condensado, chocolate em pó e manteiga, e pode ser enrolado em granulado, coco ralado, castanhas picadas ou outros confeitos. Mas você também pode servir o brigadeiro de colher, sem enrolar, em potinhos ou taças. Para fazer o brigadeiro de colher, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 1 caixinha de creme de leite

Em uma panela, misture o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e desgrudar do fundo da panela. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite, misturando bem. Distribua o brigadeiro em potinhos ou taças e leve à geladeira por pelo menos 2 horas. Se quiser, decore com granulado, coco ralado, castanhas picadas ou outros confeitos.

Continua após a publicidade..

Pudim

O pudim é uma sobremesa clássica, que agrada a todos os paladares. Ele é feito com leite, ovos e açúcar, e tem uma calda de caramelo por cima. O pudim pode ser feito no forno, em banho-maria, ou na panela de pressão, e pode ter diversos sabores, como baunilha, coco, chocolate, leite condensado, etc. Para fazer o pudim de leite condensado, você vai precisar de:

  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 2 medidas (da lata) de leite
  • 3 ovos

Em uma panela, leve o açúcar e a água ao fogo médio, sem mexer, até formar uma calda de caramelo. Despeje a calda em uma forma ou refratário e espalhe por toda a superfície. Reserve. No liquidificador, bata o leite condensado, o leite e os ovos até ficar homogêneo. Despeje a mistura na forma ou refratário caramelizado e cubra com papel-alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C, em banho-maria, por cerca de 1 hora e meia, ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas. Desenforme o pudim e sirva em potinhos ou taças, com a calda por cima.

Mousse

O mousse é uma sobremesa leve, aerada e refrescante, que pode ter vários sabores, como chocolate, maracujá, limão, morango, etc. Ele é feito com creme de leite, gelatina e o ingrediente do sabor escolhido, e pode ser decorado com chantilly, raspas de chocolate, frutas, etc. Para fazer o mousse de maracujá, você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • 1 envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 1/4 de xícara (chá) de água
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 caixinha de creme de leite
  • 1 xícara (chá) de suco de maracujá concentrado
  • Polpa de maracujá para decorar

Em um recipiente, hidrate a gelatina na água e leve ao micro-ondas por 15 segundos, ou até dissolver. Reserve. No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de maracujá e a gelatina dissolvida até ficar cremoso. Despeje a mistura em uma forma ou refratário e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar. Sirva o mousse em potinhos ou taças, decorado com a polpa de maracujá.

Doce de leite

O doce de leite é uma sobremesa típica da América Latina, que tem um sabor doce e caramelizado. Ele é feito com leite e açúcar, e pode ser usado como recheio, cobertura ou ingrediente de outras receitas. Mas você também pode servir o doce de leite de colher, puro ou com frutas, queijo, nozes, etc. Para fazer o doce de leite, você vai precisar de:

  • 1 lata de leite condensado
  • Água suficiente para cobrir a lata

Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado, sem abrir, e cubra com água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Retire a lata da panela com cuidado e deixe esfriar completamente antes de abrir. Transfira o doce de leite para um recipiente e sirva em potinhos ou taças, puro ou com frutas, queijo, nozes, etc.

Continua após a publicidade..

Manjar

O manjar é uma sobremesa de origem portuguesa, que é feita com leite, amido de milho, açúcar e coco ralado. Ele tem uma textura firme e gelatinosa, e é servido com uma calda de ameixa. O manjar pode ser feito no fogão ou no micro-ondas, e é uma sobremesa simples e deliciosa. Para fazer o manjar, você vai precisar de:

  • 1 litro de leite
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho
  • 100 g de coco ralado
  • 200 g de ameixa seca sem caroço
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 2 cravos-da-índia

Em uma panela, misture o leite, o açúcar, o amido de milho e o coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar e ferver. Despeje a mistura em uma forma ou refratário untado com óleo e alise a superfície. Deixe esfriar e leve à geladeira por pelo menos 4 horas, ou até firmar. Em outra panela, leve ao fogo baixo a ameixa seca, a água e os cravos-da-índia, até formar uma calda. Desligue o fogo e reserve. Desenforme o manjar e sirva em potinhos ou taças, com a calda de ameixa por cima.

Curiosidades sobre os doces de colher

Você sabia que os doces de colher têm uma história interessante e curiosa? Veja algumas informações que você pode não conhecer sobre essas sobremesas:

Continua após a publicidade..
  • O brigadeiro foi criado na década de 1940, em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, que era candidato à presidência da República. As mulheres que apoiavam sua campanha faziam e vendiam o doce para arrecadar fundos. O brigadeiro não ganhou a eleição, mas o doce ficou famoso e ganhou o seu nome.
  • O pudim é uma adaptação do flan, uma sobremesa de origem romana, que era feita com ovos, leite e mel. O flan chegou ao Brasil pelos portugueses, que acrescentaram o açúcar e o caramelo. O nome pudim vem do inglês pudding, que significa “sobremesa cozida”.
  • O mousse é uma palavra francesa que significa “espuma”. Ele foi inventado na França, no século XVIII, pelo chef francês Charles Ranhofer, que trabalhava no restaurante Delmonico, em Nova York. Ele criou o mousse de chocolate, que era uma mistura de chocolate derretido, creme de leite batido e claras em neve.
  • O doce de leite é uma sobremesa que tem várias versões e nomes ao redor do mundo. Na Argentina, ele é chamado de dulce de leche, e é usado para fazer o alfajor, um biscoito recheado e coberto com chocolate. Na França, ele é chamado de confiture de lait, e é feito com leite e açúcar mascavo. Na Índia, ele é chamado de rabri, e é feito com leite, açúcar, cardamomo e pistache.
  • O manjar é uma sobremesa que tem origem na culinária árabe, que influenciou a gastronomia portuguesa. Ele era feito com leite de amêndoas, arroz, açúcar e água de rosas. No Brasil, ele foi adaptado com o leite de coco, o amido de milho e a calda de ameixa. O nome manjar vem do latim manducare, que significa “comer”.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu o que são os doces de colher, como fazer cinco receitas práticas e deliciosas, e algumas curiosidades sobre essas sobremesas. Agora você pode surpreender seus familiares e amigos com essas delícias, que são perfeitas para qualquer ocasião. Experimente e depois me conte o que achou. Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *