Quiche doce você já experimentou uma ? Se não, você está perdendo uma das receitas mais saborosas e versáteis da culinária francesa. Uma quiche é uma torta aberta, feita com uma massa crocante e um recheio cremoso, que pode levar diversos ingredientes, como queijo, presunto, bacon, frango, legumes, cogumelos, etc. Neste artigo, você vai aprender como fazer uma receita básica e conhecer 7 variações doces e irresistíveis para variar o cardápio.
O que é uma quiche e por que ela é tão deliciosa?
Uma quiche é uma receita originária da região da Lorena, na França, que consiste em uma torta aberta, feita com uma massa de farinha, manteiga e água, e um recheio de ovos, creme de leite, sal, pimenta e noz-moscada, que pode ser enriquecido com outros ingredientes, como queijo, presunto, bacon, frango, legumes, cogumelos, etc. É assada no forno até ficar dourada e firme, e pode ser servida quente, morna ou fria.
Ela é uma receita deliciosa porque combina diferentes texturas, sabores e aromas, que agradam a todos os paladares. A massa é crocante e quebradiça, o recheio é cremoso e suave, e os ingredientes adicionais trazem mais sabor e personalidade à receita. A quiche é uma receita versátil, que pode ser servida como entrada, prato principal ou lanche, e que pode ser adaptada ao gosto de cada um.
Como fazer uma quiche básica?
Para fazer uma quiche básica, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- Para a massa:
- 250 g de farinha de trigo
- 125 g de manteiga gelada em cubos
- 1 pitada de sal
- 4 colheres de sopa de água gelada
- Para o recheio:
- 4 ovos
- 200 ml de creme de leite
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
- 150 g de queijo ralado (pode ser muçarela, parmesão, gruyère, etc.)
- 150 g de presunto picado (pode ser substituído por bacon, frango, legumes, cogumelos, etc.)
O modo de preparo é o seguinte:
- Para a massa:
- Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Adicione a manteiga e amasse com a ponta dos dedos até formar uma farofa. Adicione a água aos poucos e misture até formar uma massa homogênea. Faça uma bola com a massa e embrulhe em filme plástico. Leve à geladeira por 30 minutos.
- Abra a massa em uma superfície enfarinhada, com um rolo, até ficar fina e redonda. Forre uma forma de torta de 25 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, com a massa, cobrindo o fundo e as laterais. Fure a massa com um garfo e leve ao forno preaquecido a 180°C por 15 minutos, ou até ficar levemente dourada. Reserve.
- Para o recheio:
- Em uma tigela, bata os ovos com um fouet ou um garfo. Adicione o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Misture bem. Reserve.
- Espalhe o queijo ralado e o presunto picado sobre a massa pré-assada. Despeje a mistura de ovos e creme de leite por cima, cobrindo todo o recheio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 25 minutos, ou até ficar dourada e firme. Retire do forno e deixe amornar antes de servir.
Como surgiu a quiche?
É uma receita antiga, que surgiu na região da Lorena, na França, no século XVI. O nome quiche vem da palavra alemã “kuchen”, que significa bolo. A receita original era feita com uma massa de pão e um recheio de ovos, creme de leite e toucinho defumado, que era chamado de “lardons”.Ela era uma receita simples e barata, que aproveitava os ingredientes disponíveis na região.
Com o passar do tempo, a quiche foi se popularizando e se diversificando, ganhando novos ingredientes, como queijo, presunto, frango, legumes, cogumelos, etc. A quiche também se espalhou pelo mundo, sendo apreciada em vários países, como Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, etc. A quiche é uma receita que se adapta aos diferentes gostos e culturas, sendo uma das mais famosas e deliciosas da culinária francesa.
2 acompanhamentos para elas
É uma receita que pode ser servida sozinha ou acompanhada de outros pratos, como saladas, sopas, pães, etc. Alguns acompanhamentos que combinam bem são:
- Salada verde: uma salada verde é uma opção leve, saudável e refrescante, que contrasta com a ela. Você pode usar folhas verdes de sua preferência, como alface, rúcula, agrião, etc., e temperar com azeite, vinagre, sal e pimenta. Você também pode adicionar outros ingredientes à salada, como tomate, cenoura, pepino, queijo, nozes, etc.
- Sopa de legumes: uma sopa de legumes é uma opção quente, nutritiva e saborosa, que complementa a quiche. Você pode usar legumes de sua preferência, como batata, cenoura, abóbora, chuchu, etc., e cozinhar com água, sal, alho e cebola. Você também pode adicionar outros ingredientes à sopa, como frango, carne, macarrão, queijo, etc.
As variações doces de quiches são receitas que levam ingredientes como frutas, chocolate, creme de leite, leite condensado, queijo, etc. Elas podem ser servidas como sobremesa, café da manhã ou lanche. Algumas opções de doces são:
- Quiche de ricota com frutas vermelhas: é uma receita que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de ricota, creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, coberto com frutas vermelhas, como morango, framboesa, amora, etc.
- Quiche de chocolate: é uma receita que tem uma massa de farinha, manteiga, cacau e açúcar, e um recheio de chocolate meio amargo, creme de leite, ovos, açúcar e baunilha.
- Quiche de banana com doce de leite: é uma quiche que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de banana, doce de leite, creme de leite, ovos, açúcar e canela.
- Quiche de maçã com creme: é uma quiche que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de maçã, creme de leite, ovos, açúcar, canela e noz-moscada.
- Quiche de limão: é uma quiche que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de limão, creme de leite, ovos, açúcar e raspas de limão..
- Quiches de coco: é uma quiche que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de coco, leite condensado, creme de leite, ovos, açúcar e baunilha.
- Quiches de queijo com goiabada: é uma quiche que tem uma massa de farinha, manteiga e açúcar, e um recheio de queijo, creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, coberto com goiabada derretida.
Espero que você tenha gostado dessas sugestões de doces. Se você quiser experimentar alguma delas, me conte como ficou. 😊
Conclusão
É uma receita deliciosa, versátil e fácil de fazer, que pode ser servida em qualquer ocasião. Neste artigo, você aprendeu como fazer uma quiche básica e conheceu 7 variações doces e irresistíveis para variar o cardápio. Espero que você tenha gostado e se animado para fazer a sua própria quiche. Se você gostou deste artigo, por favor, deixe um comentário com a sua opinião sincera e sugestões. Obrigado pela leitura! 😊