O empadão de frango é uma das receitas mais populares e saborosas da culinária brasileira. É um prato que agrada a todos os paladares, pois combina uma massa crocante e macia com um recheio cremoso e suculento de frango e queijo. Além disso, é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como almoços em família, festas ou reuniões de amigos.
Neste artigo, você vai aprender como fazer um empadão de frango perfeito, seguindo 7 passos simples e práticos. Você também vai conhecer a origem dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais completo e gostoso. Vamos lá?
O que é o Empadão de Frango e Qual a sua Origem?
O empadão de frango é uma torta salgada feita com uma massa podre, que leva farinha de trigo, manteiga, ovos e sal. A massa é usada para forrar e cobrir uma forma, deixando uma borda para fechar o empadão. O recheio é feito com frango desfiado, refogado com cebola, alho, tomate, azeitona, milho, ervilha, cheiro-verde e temperos a gosto. Por cima do recheio, coloca-se uma camada de queijo mussarela ou catupiry, que derrete e deixa o empadão mais cremoso. Antes de levar ao forno, pincela-se uma gema de ovo sobre a massa, para dar uma cor dourada e brilhante.
A origem do empadão de frango é incerta, mas há indícios de que ele seja uma adaptação da empanada, uma receita típica da Espanha e de Portugal, que consiste em um pastel assado com diversos recheios. A empanada chegou ao Brasil com os colonizadores, que trouxeram também as galinhas, que eram criadas nos quintais das casas. Com o tempo, a receita foi ganhando novos ingredientes e formatos, até chegar ao empadão que conhecem.
Como Fazer um Empadão de Frango em 7 Passos
Fazer essa receita de de frango não é difícil, mas requer alguns cuidados para que a massa fique no ponto certo e o recheio fique bem distribuído. Veja a seguir os 7 passos para preparar um empadão de frango delicioso:
Passo 1: Prepare a Massa
Para fazer a massa do empadão, você vai precisar de:
- 500 g de farinha de trigo
- 250 g de manteiga gelada em cubos
- 2 ovos
- 1 colher (chá) de sal
Em uma tigela, misture a farinha e o sal. Junte a manteiga e amasse com a ponta dos dedos, até formar uma farofa. Adicione os ovos e misture bem, até formar uma massa homogênea e lisa. Se a massa ficar muito seca, acrescente um pouco de água gelada. Se ficar muito grudenta, acrescente um pouco de farinha. Embrulhe a massa em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos, para descansar.
Passo 2: Prepare o Recheio
Para fazer o recheio do empadão, você vai precisar de:
- 4 peitos de frango cozidos e desfiados
- 2 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 tomates picados
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 1/2 xícara (chá) de milho verde
- 1/2 xícara (chá) de ervilha
- 1/4 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto
- 1 xícara (chá) de molho de tomate
- 2 colheres (sopa) de farinha de trigo dissolvida em 1/2 xícara (chá) de água
- 300 g de queijo mussarela ralado ou catupiry
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola e o alho, até ficarem macios. Junte o frango desfiado e mexa bem. Adicione o tomate, a azeitona, o milho, a ervilha, o cheiro-verde, o sal, a pimenta, o orégano e o molho de tomate. Cozinhe por alguns minutos, mexendo de vez em quando. Acrescente a farinha dissolvida e cozinhe, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e reserve.
Passo 3: Abra a Massa
Divida a massa em duas partes, sendo uma um pouco maior que a outra. Abra a parte maior com um rolo, sobre uma superfície enfarinhada, até formar um disco fino e grande. Forre o fundo e as laterais de uma forma redonda de 25 cm de diâmetro, untada com manteiga, deixando uma sobra de massa na borda. Fure a massa com um garfo, para evitar que estufe no forno.
Passo 4: Recheie o Empadão
Espalhe o recheio de frango sobre a massa, nivelando bem com uma espátula. Cubra com o queijo ralado ou com o catupiry, espalhando bem. Abra a outra parte da massa com o rolo, até formar um disco do tamanho da forma. Cubra o empadão com a massa, pressionando as bordas para fechar bem. Corte o excesso de massa com uma faca e faça um pequeno corte no centro do empadão, para sair o vapor.
Passo 5: Pincele a Massa
Em uma tigela, bata uma gema de ovo com uma colher (sopa) de água. Pincele essa mistura sobre a massa do empadão, para dar brilho e cor. Se quiser, faça alguns desenhos na massa com a ponta de uma faca, como losangos ou flores.
Passo 6: Asse o Empadão
Leve o empadão ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até a massa ficar dourada e crocante. Retire do forno e deixe descansar por 10 minutos, antes de desenformar e servir.
Passo 7: Aproveite o seu Empadão de Frango
Agora é só saborear o seu empadão de frango, que está pronto para ser degustado. Você pode servir o empadão quente, morno ou frio, de acordo com a sua preferência. Você também pode cortar o empadão em pedaços e congelar, para consumir em outro dia.
Quais são os Melhores Acompanhamentos para o Empadão de Frango?
O empadão de frango é um prato completo e versátil, que pode ser servido sozinho ou acompanhado de outros alimentos. Algumas sugestões de acompanhamentos para o empadão de frango são:
- Salada verde: uma salada simples, mas refrescante, que combina alface, rúcula, agrião, tomate, pepino e cenoura ralada, temperada com azeite, vinagre, sal e pimenta. Uma salada verde ajuda a equilibrar o sabor e a textura do empadão, além de trazer mais nutrientes e fibras para a refeição.
- Arroz branco: um clássico da culinária brasileira, que não pode faltar na mesa. O arroz branco é um acompanhamento neutro, que realça o sabor do empadão, sem competir com ele. Você pode fazer o arroz branco simples, ou incrementar com alho, cebola, cenoura, ervilha, milho, cheiro-verde ou outros ingredientes de sua preferência.
- Vinagrete: um molho simples, mas delicioso, que leva tomate, cebola, pimentão, vinagre, azeite, sal e cheiro-verde picados. O vinagrete é um acompanhamento que dá um toque ácido e refrescante ao empadão, contrastando com o seu sabor salgado e quente. Você pode servir o vinagrete em uma molheira à parte, ou colocar sobre o empadão na hora de servir.
- Purê de batata: um purê cremoso e aveludado, feito com batatas cozidas e amassadas, leite, manteiga, sal e noz-moscada. O purê de batata é um acompanhamento que combina muito bem com o empadão, pois tem uma textura suave e um sabor neutro, que harmoniza com o recheio de frango e queijo. Você pode servir o purê de batata ao lado do empadão, ou colocar sobre ele, formando uma cobertura extra.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um empadão de frango delicioso, seguindo 7 passos simples e práticos. Você também conheceu a origem dessa receita e algumas dicas de acompanhamentos para deixar o seu prato ainda mais completo e gostoso.
O empadão de frango é uma receita tradicional brasileira, que agrada a todos os paladares, pois combina uma massa crocante e macia com um recheio cremoso e suculento de frango e queijo. Além disso, é uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como almoços em família, festas ou reuniões de amigos.
Esperamos que você tenha gostado deste artigo e que tenha ficado com água na boca para experimentar essa receita. Se você gostou, compartilhe com os seus amigos e deixe um comentário abaixo, contando a sua opinião e as suas sugestões. Até a próxima! 😊