Você é fã de sorvete? Então você vai adorar aprender a fazer sorvetes artesanais, que são deliciosos, naturais e econômicos. Neste artigo, você vai descobrir o que são os sorvetes artesanais, como fazer cinco receitas top e algumas curiosidades sobre essa sobremesa. Vamos lá?
O que são sorvetes artesanais?
Sorvetes artesanais são sorvetes que são feitos em casa, com ingredientes frescos e de qualidade, sem aditivos químicos, corantes ou conservantes. Eles têm uma textura cremosa e um sabor intenso, que podem variar de acordo com a sua criatividade. Você pode fazer sorvetes artesanais de frutas, chocolate, baunilha, creme, doce de leite, café, etc. Você só precisa de uma forma, um freezer e alguns utensílios básicos. Os sorvetes artesanais são mais saudáveis, mais baratos e mais saborosos do que os sorvetes industrializados, que são cheios de gordura, açúcar e aromatizantes artificiais.
Como fazer sorvetes artesanais?
Para fazer sorvetes artesanais, você vai precisar de uma forma, um freezer, uma panela, uma tigela, um fouet, uma espátula e um liquidificador ou mixer. Os ingredientes básicos são leite, creme de leite, açúcar, ovos e o ingrediente do sabor escolhido. O modo de preparo é simples, mas requer atenção, pois a mistura precisa ser cozida, batida e congelada corretamente. Veja a seguir cinco receitas de sorvetes artesanais que você pode fazer em casa:
Sorvete de morango
O sorvete de morango é um dos mais clássicos e refrescantes. Ele é feito com morangos frescos, que têm um sabor doce e azedo, e uma cor vibrante. Para fazer o sorvete de morango, você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de morangos lavados e picados
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de suco de limão
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 4 gemas
- 1/4 de xícara (chá) de açúcar
Em uma panela, leve ao fogo médio os morangos, o açúcar e o suco de limão, mexendo de vez em quando, até formar uma calda grossa. Deixe esfriar e bata no liquidificador ou no mixer até ficar homogêneo. Reserve. Em outra panela, leve ao fogo médio o leite e o creme de leite, mexendo de vez em quando, até ferver. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione aos poucos a mistura de leite e creme de leite, mexendo bem. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula, até engrossar levemente. Não deixe ferver. Desligue o fogo e deixe esfriar. Misture a calda de morango com o creme e despeje em uma forma. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até começar a endurecer. Retire do freezer e bata novamente no liquidificador ou no mixer, para ficar mais cremoso. Volte à forma e leve ao freezer por mais 4 horas, ou até firmar. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Sorvete de chocolate
O sorvete de chocolate é um dos mais queridos e irresistíveis. Ele é feito com chocolate em pó ou derretido, que tem um sabor intenso e aveludado. Para fazer o sorvete de chocolate, você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 4 gemas
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1/4 de xícara (chá) de chocolate em pó ou 150 g de chocolate meio amargo derretido
Em uma panela, leve ao fogo médio o leite e o creme de leite, mexendo de vez em quando, até ferver. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione aos poucos a mistura de leite e creme de leite, mexendo bem. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula, até engrossar levemente. Não deixe ferver. Desligue o fogo e adicione o chocolate em pó ou derretido, mexendo bem até dissolver. Deixe esfriar e despeje em uma forma. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até começar a endurecer. Retire do freezer e bata novamente no liquidificador ou no mixer, para ficar mais cremoso. Volte à forma e leve ao freezer por mais 4 horas, ou até firmar. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Sorvete de baunilha
O sorvete de baunilha é um dos mais simples e versáteis. Ele é feito com essência ou fava de baunilha, que tem um sabor suave e delicado. Você pode usar o sorvete de baunilha como base para outros sabores, ou como acompanhamento de bolos, tortas, frutas, etc. Para fazer o sorvete de baunilha, você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 4 gemas
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de essência de baunilha ou 1 fava de baunilha
Em uma panela, leve ao fogo médio o leite e o creme de leite, mexendo de vez em quando, até ferver. Se usar a fava de baunilha, corte-a ao meio, raspe as sementes e adicione ao leite junto com a casca. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione aos poucos a mistura de leite e creme de leite, mexendo bem. Se usar a fava de baunilha, retire a casca antes de misturar. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula, até engrossar levemente. Não deixe ferver. Desligue o fogo e adicione a essência de baunilha, se usar. Deixe esfriar e despeje em uma forma. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até começar a endurecer. Retire do freezer e bata novamente no liquidificador ou no mixer, para ficar mais cremoso. Volte à forma e leve ao freezer por mais 4 horas, ou até firmar. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Sorvete de doce de leite
O sorvete de doce de leite é um dos mais cremosos e irresistíveis. Ele é feito com doce de leite, que é um creme de leite e açúcar cozidos até ficarem caramelizados. Você pode comprar o doce de leite pronto ou fazer em casa, usando leite condensado. Para fazer o sorvete de doce de leite, você vai precisar de:
- 1 lata de leite condensado
- 2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
Em uma panela de pressão, coloque a lata de leite condensado, sem abrir, e cubra com água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e cozinhe por 40 minutos. Desligue o fogo e espere a pressão sair. Retire a lata da panela com cuidado e deixe esfriar completamente antes de abrir. Transfira o doce de leite para uma tigela e bata com um fouet até ficar liso. Reserve. Em outra tigela, bata o creme de leite fresco com a essência de baunilha até formar picos firmes. Misture delicadamente o creme de leite batido com o doce de leite, até ficar homogêneo. Despeje em uma forma e leve ao freezer por cerca de 6 horas, ou até firmar. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Sorvete de café
O sorvete de café é um dos mais aromáticos e energéticos. Ele é feito com café solúvel ou expresso, que tem um sabor forte e amargo. Você pode usar o café de sua preferência, como coado, instantâneo, moído, etc. Para fazer o sorvete de café, você vai precisar de:
- 2 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de creme de leite
- 4 gemas
- 1/2 xícara (chá) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de café solúvel ou 1/4 de xícara (chá) de café expresso
Em uma panela, leve ao fogo médio o leite e o creme de leite, mexendo de vez em quando, até ferver. Desligue o fogo e reserve. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e fofo. Adicione aos poucos a mistura de leite e creme de leite, mexendo bem. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre com uma espátula, até engrossar levemente. Não deixe ferver. Desligue o fogo e adicione o café solúvel ou expresso, mexendo bem até dissolver. Deixe esfriar e despeje em uma forma. Leve ao freezer por cerca de 4 horas, ou até começar a endurecer. Retire do freezer e bata novamente no liquidificador ou no mixer, para ficar mais cremoso. Volte à forma e leve ao freezer por mais 4 horas, ou até firmar. Retire do freezer 10 minutos antes de servir.
Curiosidades sobre os sorvetes artesanais
Você sabia que os sorvetes artesanais têm uma história interessante e curiosa? Veja algumas informações que você pode não conhecer sobre essa sobremesa:
- O sorvete é uma sobremesa milenar, que surgiu na China, há mais de 3 mil anos. Os chineses misturavam neve com frutas, mel e leite, e serviam como uma iguaria para os imperadores. O sorvete chegou à Europa pelos árabes, que levaram o sorbet, uma mistura de suco de frutas, água e açúcar, congelada em recipientes de metal.
- O sorvete artesanal surgiu na Itália, no século XVI, quando o arquiteto Bernardo Buontalenti criou o gelato, uma mistura de leite, creme, ovos, açúcar e frutas, batida e congelada em uma máquina especial. O gelato se espalhou pela Europa e pelo mundo, e deu origem a vários tipos de sorvetes artesanais.
- O sorvete artesanal é diferente do sorvete industrializado em vários aspectos. O sorvete artesanal tem menos gordura, menos açúcar, menos ar e mais sabor. O sorvete industrializado tem mais gordura, mais açúcar, mais ar e menos sabor. O sorvete artesanal é mais cremoso, mais denso e mais natural. O sorvete industrializado é mais leve, mais fofo e mais artificial.
- O sorvete artesanal pode ter vários benefícios para a saúde, se consumido com moderação. Ele é uma fonte de cálcio, proteína, vitaminas e minerais, que são importantes para os ossos, os músculos, o sistema imunológico e o metabolismo. Ele também pode ajudar a hidratar, a refrescar, a aliviar o estresse e a melhorar o humor.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o que são os sorvetes artesanais, como fazer cinco receitas top e algumas curiosidades sobre essa sobremesa. Agora você pode fazer seus próprios sorvetes em casa, com ingredientes frescos e de qualidade, sem aditivos químicos, corantes ou conservantes. Experimente e depois me conte o que achou. Deixe sua opinião sincera e suas sugestões nos comentários. Até a próxima! 😊