Você adora massas, mas está cansado de comer sempre o mesmo molho? Quer aprender a preparar pratos deliciosos, variados e nutritivos com esse ingrediente tão versátil? Então, este artigo é para você!
Neste artigo, você vai descobrir cinco receitas completas de massas e seus acompanhamentos, que vão desde as clássicas até as mais exóticas. Você vai aprender a fazer:
- Espaguete à bolonhesa com salada verde
- Penne ao pesto com frango grelhado e tomates cereja
- Fettuccine alfredo com camarões e brócolis
- Macarrão de arroz com legumes e molho de amendoim
- Lasanha de berinjela com queijo e molho branco
Além disso, você vai conhecer um pouco da história e da origem de cada receita, e os benefícios que elas trazem para a sua saúde. Vamos começar?
Massas de Espaguete à Bolonhesa com Salada Verde
O espaguete à bolonhesa é um dos pratos mais populares e tradicionais da culinária italiana. Ele consiste em um macarrão longo e fino, coberto com um molho à base de carne moída, tomate, cebola, alho e ervas. É uma receita simples, mas muito saborosa e nutritiva.
Para fazer o espaguete à bolonhesa, você vai precisar de:
- 500 g de espaguete
- 500 g de carne moída
- 2 latas de molho de tomate
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- Sal, pimenta, orégano e manjericão a gosto
- Queijo parmesão ralado para polvilhar
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe as massas em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo, até ficarem macios. Adicione a carne moída e tempere com sal e pimenta. Cozinhe, mexendo de vez em quando, até dourar. Junte o molho de tomate e as ervas, e deixe ferver por cerca de 15 minutos, até engrossar.
- Sirva as massas em pratos individuais, coberto com o molho à bolonhesa e polvilhado com queijo parmesão.
Para acompanhar o espaguete à bolonhesa, nada melhor do que uma salada verde, que vai trazer frescor, cor e vitaminas para o seu prato. Você pode usar as folhas de sua preferência, como alface, rúcula, agrião, espinafre, etc. Tempere com sal, azeite, vinagre ou limão, e acrescente alguns ingredientes extras, como cenoura ralada, tomate picado, azeitonas, nozes, queijo, etc.
O espaguete à bolonhesa é uma receita que surgiu na cidade de Bolonha, na região da Emília-Romanha, no norte da Itália. É um prato típico da gastronomia local, que se caracteriza pelo uso de carnes, queijos, massas e molhos. O espaguete à bolonhesa é conhecido em italiano como spaghetti alla bolognese, ou simplesmente ragù, que significa molho de carne.
As massas à bolonhesa é uma ótima fonte de proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B, provenientes da carne moída. Além disso, o molho de tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a prevenir o câncer e as doenças cardiovasculares. A salada verde complementa o prato com fibras, vitaminas A, C e K, e minerais como cálcio, potássio e magnésio.
Penne ao Pesto com Frango Grelhado e Tomates Cereja
O penne ao pesto é outro prato clássico da culinária italiana, que leva um macarrão curto e tubular, coberto com um molho verde e aromático, feito com manjericão, alho, pinoli, queijo e azeite. É uma receita leve, refrescante e fácil de fazer.
Para fazer o penne ao pesto, você vai precisar de:
- 500 g de penne
- 2 xícaras de folhas de manjericão fresco
- 1/4 de xícara de pinoli (ou nozes)
- 2 dentes de alho
- 1/2 xícara de queijo parmesão ralado
- 1/4 de xícara de azeite
- Sal e pimenta a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe o penne em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Em um liquidificador ou processador, bata o manjericão, o pinoli, o alho, o queijo e o azeite, até formar uma pasta homogênea. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Misture o penne com o pesto, e sirva em seguida ou frio.
Para acompanhar o penne ao pesto, uma boa opção é o frango grelhado, que vai trazer mais proteínas e sabor para o seu prato. Você pode temperar o frango com sal, pimenta, alho, limão, ervas, etc. Grelhe em uma frigideira antiaderente, virando de vez em quando, até ficar bem cozido e dourado. Corte em tiras ou cubos, e sirva sobre as massas
Outro acompanhamento delicioso e saudável para as massas ao pesto são os tomates cereja, que vão dar um toque de cor e doçura ao seu prato. Você pode cortá-los ao meio e salteá-los rapidamente em uma panela com um pouco de azeite, sal e orégano, ou assá-los no forno com um fio de azeite, sal, pimenta e alho, até ficarem macios e caramelizados.
O penne ao pesto é uma receita que surgiu na cidade de Gênova, na região da Ligúria, no noroeste da Itália. É um prato típico da gastronomia local, que se caracteriza pelo uso de ervas, frutos do mar, queijos e azeite. O penne ao pesto é conhecido em italiano como penne al pesto, ou simplesmente pesto, que significa amassado.
As massas ao pesto é uma ótima fonte de carboidratos, que fornecem energia para o seu corpo. Além disso, o pesto é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O frango grelhado é uma boa fonte de proteínas, que ajudam na construção e na recuperação dos músculos. Os tomates cereja são ricos em vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e a pele.
Fettuccine Alfredo com Camarões e Brócolis
O fettuccine alfredo é um prato que leva um macarrão longo e achatado, coberto com um molho cremoso e branco, feito com manteiga, creme de leite e queijo. É uma receita indulgente, mas muito saborosa e fácil de fazer.
Para fazer o fettuccine alfredo, você vai precisar de:
- 500 g de fettuccine
- 1/4 de xícara de manteiga
- 2 xícaras de creme de leite
- 1 xícara de queijo parmesão ralado
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Cozinhe as massas em água fervente com sal, seguindo as instruções da embalagem, até ficar al dente. Escorra e reserve.
- Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio.
- Adicione o creme de leite e deixe ferver, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Junte o queijo parmesão e tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Misture o fettuccine com o molho e sirva em seguida.
Para acompanhar o fettuccine alfredo, uma ótima combinação é o camarão e o brócolis, que vão trazer mais sabor, textura e nutrientes para o seu prato. Você vai precisar de:
- 500 g de camarões limpos e temperados com sal, pimenta, alho e limão
- 2 xícaras de brócolis cozido al dente e picado
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 dentes de alho picados
- Sal e pimenta a gosto
- Salsinha picada para decorar
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma frigideira grande, aqueça a manteiga em fogo alto. Adicione o alho e refogue por um minuto, até ficar aromático. Junte os camarões e cozinhe, virando de vez em quando, até ficarem rosados e firmes. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Adicione o brócolis e misture bem. Cozinhe por mais alguns minutos, até aquecer. Polvilhe com salsinha picada e sirva sobre o fettuccine.
O fettuccine alfredo é uma receita que surgiu em Roma, na Itália, no início do século XX. É um prato que leva o nome do seu criador, Alfredo di Lelio, um restaurateur que inventou o molho para agradar a sua esposa grávida, que tinha perdido o apetite. O fettuccine alfredo é conhecido em italiano como fettuccine al burro, ou simplesmente alfredo.
O fettuccine alfredo é uma fonte de carboidratos, gorduras e cálcio, que fornecem energia, saciedade e saúde óssea. Além disso, o camarão é uma boa fonte de proteínas, iodo e selênio, que ajudam na função da tireoide e na prevenção do câncer. O brócolis é rico em fibras, vitamina C, ácido fólico e antioxidantes, que auxiliam na digestão, na imunidade, na formação do sangue e na proteção das células.
Macarrão de Arroz com Legumes e Molho de Amendoim
O macarrão de arroz é um tipo de massas feita com farinha de arroz e água, que é muito consumido na culinária asiática, especialmente na tailandesa, na vietnamita e na chinesa. Ele tem uma textura macia e elástica, e pode ser encontrado em diferentes formatos e espessuras. É uma receita sem glúten, ideal para quem tem intolerância ou alergia ao trigo.
Para fazer o macarrão de arroz, você vai precisar de:
- 500 g de macarrão de arroz
- 2 xícaras de água fervente
- Sal a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Coloque o macarrão de arroz em uma tigela grande e cubra com a água fervente. Deixe hidratar por cerca de 10 minutos, ou até ficar macio. Escorra e reserve.
- Tempere o macarrão com sal a gosto e misture bem.
Para acompanhar as massas de arroz, uma sugestão é usar legumes variados, que vão dar mais cor, sabor e vitaminas para o seu prato. Você pode usar os legumes de sua preferência, como cenoura, abobrinha, pimentão, cogumelo, broto de feijão, etc. Corte-os em tiras finas e salteie-os rapidamente em uma panela ou wok com um pouco de óleo, sal, alho, gengibre e molho de soja.
Outro acompanhamento delicioso e saudável para o macarrão de arroz é o molho de amendoim, que vai trazer mais cremosidade, proteínas e gorduras boas para o seu prato. Você vai precisar de:
- 1/4 de xícara de pasta de amendoim
- 1/4 de xícara de água
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de suco de limão
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de chá de sriracha (ou outro molho picante)
O modo de preparo é o seguinte:
- Em uma panela pequena, misture todos os ingredientes e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até ficar homogêneo e aquecido. Se ficar muito grosso, adicione mais água. Se ficar muito ralo, adicione mais pasta de amendoim. Ajuste o sal, o açúcar e a pimenta a seu gosto.
- Sirva o molho sobre o macarrão de arroz e os legumes, ou em uma tigela à parte.
O macarrão de arroz é uma receita que surgiu na Ásia, provavelmente na China, há mais de dois mil anos. É um prato que se espalhou por vários países do continente, ganhando diferentes nomes e variações. O macarrão de arroz é conhecido em tailandês como sen lek, em vietnamita como bún, em chinês como mi fen, em japonês como harusame, etc.
As massas de arroz é uma fonte de carboidratos, que fornecem energia para o seu corpo. Além disso, o macarrão de arroz é livre de glúten, o que pode beneficiar as pessoas que têm doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Os legumes são ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam na digestão, na imunidade, na prevenção de doenças e na beleza da pele e do cabelo. O molho de amendoim é rico em proteínas, gorduras insaturadas, magnésio e vitamina E, que auxiliam na construção e na recuperação dos músculos, na saúde do coração e na proteção das células.
Lasanha de Berinjela com Queijo e Molho Branco
A lasanha de berinjela é uma versão mais leve e saudável da tradicional lasanha de massas , que leva camadas de berinjela grelhada, queijo e molho branco. É uma receita vegetariana, mas que agrada até os carnívoros, pois é muito saborosa e satisfatória.
Para fazer a lasanha de berinjela, você vai precisar de:
- 2 berinjelas grandes cortadas em fatias finas
- Sal e pimenta a gosto
- 2 xícaras de queijo muçarela ralado
- 1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
- Salsinha picada para decorar
Para o molho branco, você vai precisar de:
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 2 xícaras de leite
- Sal, pimenta e noz-moscada a gosto
O modo de preparo é o seguinte:
- Tempere as fatias de berinjela com sal e pimenta a gosto. Grelhe-as em uma frigideira antiaderente, virando de vez em quando, até ficarem macias e douradas. Reserve.
- Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio. Adicione a farinha de trigo e mexa bem, até formar uma pasta. Cozinhe por alguns minutos, sem parar de mexer, até dourar levemente. Junte o leite aos poucos, mexendo sempre, até ficar um molho liso e cremoso. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada a gosto. Reserve.
- Em um refratário untado, monte a lasanha, fazendo camadas de berinjela, molho branco e queijo muçarela, terminando com molho branco e queijo parmesão. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até o queijo derreter e gratinar. Retire do forno e polvilhe com salsinha picada.
- Sirva em seguida ou quente, acompanhado de uma salada verde ou de uma sopa de legumes.
A lasanha de berinjela é uma receita que surgiu como uma adaptação da lasanha de massas, que é um prato de origem incerta, mas que se popularizou na Itália, especialmente na região da Campânia, no sul do país. A lasanha de massa leva camadas de massa fina, recheadas com carne, queijo e molho de tomate. A lasanha de berinjela é uma alternativa mais leve e saudável, que substitui a massa pela berinjela, e o molho de tomate pelo molho branco.
A lasanha de berinjela é uma fonte de fibras, que ajudam na digestão e no controle do colesterol. Além disso, a berinjela é rica em antioxidantes, que combatem os radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. O queijo é uma boa fonte de cálcio, que fortalece os ossos e os dentes. O molho branco é uma fonte de gorduras e proteínas, que fornecem saciedade e energia.
Conclusão
Espero que você tenha gostado deste artigo de massas , e que se inspire a fazer essas receitas deliciosas e completas de massas e seus acompanhamentos. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou comentário, por favor, deixe abaixo. Eu ficarei feliz em responder. Obrigado pela sua atenção e até a próxima! 😊