Belo Horizonte é uma cidade que respira cultura, arte e gastronomia. A capital mineira é famosa por seus bares e butecos, que oferecem uma variedade de petiscos deliciosos, acompanhados de uma cerveja gelada e um bom papo. Se você quer conhecer algumas das comidas de buteco mais típicas e saborosas de Belo Horizonte, confira estas 5 receitas que vão te deixar com água na boca.
O que são Comidas de Buteco?
Comidas de buteco são pratos ou porções que são servidos nos bares e botecos, geralmente como aperitivos ou entradas, para acompanhar as bebidas e as conversas. As comidas de buteco são caracterizadas por serem simples, baratas, caseiras e regionais, refletindo a cultura e a identidade de cada lugar.
As comidas de buteco de Belo Horizonte são influenciadas pela culinária mineira, que é rica em ingredientes como queijo, carne de porco, linguiça, torresmo, mandioca, milho, etc. Além disso, as comidas de buteco de Belo Horizonte também incorporam elementos de outras cozinhas, como a baiana, a italiana, a árabe, a japonesa, etc.
Como Fazer Comidas de Buteco?
Para fazer comidas de buteco em casa, você pode seguir algumas receitas, que são fáceis, rápidas e gostosas. Veja a seguir 5 exemplos de comidas de buteco de Belo Horizonte, que você pode preparar e se deliciar.
1. Bolinho de Mandioca com Carne Seca
O bolinho de mandioca com carne seca é uma receita tradicional e muito popular nos bares e botecos de Belo Horizonte. O bolinho é feito com uma massa de mandioca cozida e amassada, recheada com carne seca desfiada e temperada, e frito em óleo quente. O bolinho é crocante por fora e macio por dentro, e tem um sabor irresistível.
Para fazer o bolinho de mandioca com carne seca, você vai precisar de:
- 500 g de mandioca descascada e cortada em pedaços
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
- 300 g de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- Pimenta-do-reino a gosto
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Cozinhe a mandioca em uma panela com água e sal, até ficar bem macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor, formando um purê. Adicione a manteiga e misture bem. Reserve.
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho em um pouco de óleo, até ficarem dourados. Junte a carne seca e refogue por mais alguns minutos, mexendo bem. Tempere com sal, pimenta e salsinha. Reserve.
- Pegue uma porção da massa de mandioca e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio de carne seca no centro e feche a massa, modelando um bolinho. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Passe os bolinhos pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem.
- Frite os bolinhos em óleo quente, aos poucos, até ficarem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento: 20 bolinhos
2. Torresmo à Pururuca
O torresmo à pururuca é uma receita clássica e muito apreciada nos bares e botecos de Belo Horizonte. O torresmo é feito com a pele e a gordura do porco, cortadas em pedaços e fritas em óleo quente, até ficarem estaladiças e sequinhas. O torresmo à pururuca tem um sabor marcante e uma textura crocante, que fazem sucesso entre os apreciadores.
Para fazer o torresmo à pururuca, você vai precisar de:
- 1 kg de pele e gordura de porco, cortadas em pedaços de cerca de 5 cm
- Sal a gosto
- 1/2 xícara de chá de água
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Tempere os pedaços de pele e gordura de porco com sal e coloque em uma panela. Adicione a água e leve ao fogo médio, tampando a panela. Cozinhe por cerca de 40 minutos, mexendo de vez em quando, até que a água seque e a gordura derreta.
- Aumente o fogo e frite os pedaços de pele e gordura de porco no próprio óleo que se formou, virando de vez em quando, até que fiquem dourados e pururucados. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento: 10 porções
3. Pastel de Angu
O pastel de angu é uma receita típica e muito saborosa dos bares e botecos de Belo Horizonte. O pastel é feito com uma massa de fubá cozido, recheada com carne moída, queijo ou outros ingredientes, e frita em óleo quente. O pastel de angu tem uma massa macia e um recheio suculento, que fazem dele um petisco irresistível.
Para fazer o pastel de angu, você vai precisar de:
- 4 xícaras de chá de água
- 2 xícaras de chá de fubá
- 2 colheres de sopa de manteiga
- Sal a gosto
- 300 g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 colheres de sopa de extrato de tomate
- Salsinha picada a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Em uma panela, leve a água ao fogo e deixe ferver. Adicione o fubá aos poucos, mexendo sem parar, até formar um mingau grosso. Cozinhe por cerca de 15 minutos, mexendo sempre, até que a massa solte do fundo da panela. Adicione a manteiga e o sal e misture bem. Transfira a massa para uma superfície lisa e untada e deixe esfriar um pouco.
- Em outra panela, refogue a carne moída em um pouco de óleo, até que fique solta e dourada. Junte a cebola e o alho e refogue por mais alguns minutos, até que fiquem macios. Adicione o extrato de tomate e tempere com sal, pimenta e salsinha. Cozinhe por mais alguns minutos, até que o molho engrosse um pouco. Reserve.
- Pegue uma porção da massa de fubá e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio de carne moída no centro e feche a massa, modelando um pastel. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Frite os pastéis em óleo quente, aos poucos, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento: 20 pastéis
4. Bolinho de Feijoada
O bolinho de feijoada é uma receita criativa e deliciosa, que surgiu nos bares e botecos de Belo Horizonte. O bolinho é feito com uma massa de feijão preto cozido e farinha de mandioca, recheada com carne seca, linguiça e bacon, e frita em óleo quente. O bolinho de feijoada é uma forma de aproveitar as sobras da feijoada, e tem um sabor incrível.
Para fazer o bolinho de feijoada, você vai precisar de:
- 2 xícaras de chá de feijão preto cozido e escorrido
- 1 xícara de chá de farinha de mandioca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara de chá de carne seca dessalgada, cozida e desfiada
- 1/2 xícara de chá de linguiça calabresa picada
- 1/4 de xícara de chá de bacon picado
- 2 colheres de sopa de salsinha picada
- 2 ovos batidos
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
- Bata o feijão no liquidificador ou no processador, até formar uma pasta. Transfira para uma tigela e adicione a farinha de mandioca. Tempere com sal e pimenta e misture bem, até formar uma massa homogênea. Reserve.
- Em uma panela, frite o bacon em fogo médio, até que fique crocante. Escorra em papel toalha e reserve. Na mesma panela, frite a linguiça, até que fique dourada. Escorra em papel toalha e reserve. Em uma tigela, misture a carne seca, o bacon, a linguiça e a salsinha. Reserve.
- Pegue uma porção da massa de feijão e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa do recheio de carnes no centro e feche a massa, modelando um bolinho. Repita o processo até acabar a massa e o recheio.
- Passe os bolinhos pelos ovos batidos e pela farinha de rosca, empanando bem.
- Frite os bolinhos em óleo quente, aos poucos, até que fiquem dourados e crocantes. Escorra em papel toalha e sirva em seguida.
Rendimento: 20 bolinhos
5. Escondidinho de Carne de Sol
O escondidinho de carne de sol é uma receita saborosa e nutritiva, que faz sucesso nos bares e botecos de Belo Horizonte. O escondidinho é feito com uma camada de carne de sol desfiada e temperada, coberta com um purê de mandioca e queijo, e gratinada no forno. O escondidinho de carne de sol tem uma textura cremosa e um sabor irresistível.
Para fazer o escondidinho de carne de sol, você vai precisar de:
- 500 g de carne de sol dessalgada, cozida e desfiada
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1/4 de xícara de chá de leite
- Salsinha picada a gosto
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500 g de mandioca descascada e cortada em pedaços
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1/2 xícara de chá de leite
- Sal e noz-moscada a gosto
- 200 g de queijo muçarela ralado
Modo de preparo:
- Em uma panela, aqueça a manteiga em fogo médio e refogue a cebola e o alho, até que fiquem macios. Junte a carne de sol e refogue por mais alguns minutos, mexendo bem. Adicione o leite e tempere com sal, pimenta e salsinha. Cozinhe por mais alguns minutos, até que o molho engrosse um pouco. Reserve.
- Em outra panela, cozinhe a mandioca em água e sal, até que fique bem macia. Escorra e amasse com um garfo ou um espremedor, formando um purê. Adicione a manteiga e o leite e misture bem. Tempere com sal e noz-moscada. Reserve.
- Em um refratário untado, espalhe a carne de sol refogada, formando uma camada uniforme. Cubra com o purê de mandioca, alisando com uma espátula. Polvilhe o queijo muçarela por cima.
- Leve ao forno preaquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que o queijo derreta e doure. Retire do forno e sirva em seguida.
Rendimento: 6 porções
A Origem das Comidas de Buteco
As comidas de buteco têm uma origem humilde e popular, que remonta aos tempos coloniais, quando os escravos e os trabalhadores rurais preparavam pratos simples e saborosos, com os ingredientes que tinham à disposição. Esses pratos eram servidos nos bares e botecos, que eram locais de encontro e de diversão das classes mais baixas.
Com o passar do tempo, as comidas de buteco foram se diversificando e se sofisticando, incorporando elementos de outras cozinhas e culturas, e ganhando espaço e prestígio na gastronomia brasileira. Hoje, as comidas de buteco são apreciadas por pessoas de todas as classes e origens, e são consideradas um patrimônio cultural e uma expressão da identidade nacional.
Acompanhamentos para as Comidas de Buteco
Para acompanhar as comidas de buteco, você pode escolher entre diversas opções, que vão deixar a sua refeição mais completa e harmoniosa. Veja algumas sugestões:
- Cerveja: a cerveja é a bebida mais tradicional e popular dos bares e botecos, que combina perfeitamente com os petiscos fritos, salgados e picantes. Você pode escolher entre cervejas de diferentes tipos, marcas e temperaturas, de acordo com o seu gosto e o seu bolso.
- Vinagrete: o vinagrete é um molho feito com vinagre, óleo, cebola, tomate, pimentão, salsinha, sal e pimenta, que é usado para temperar e acompanhar os petiscos de carne, como o torresmo, o escondidinho e o bolinho de feijoada. O vinagrete dá um toque de frescor e acidez aos pratos, e ajuda na digestão.
- Farofa: a farofa é um prato feito com farinha de mandioca torrada e temperada com manteiga, bacon, cebola, alho, ovos, etc. A farofa é usada para acompanhar e incrementar os petiscos de carne, como o torresmo, o escondidinho e o bolinho de feijoada. A farofa dá uma textura crocante e um sabor marcante aos pratos, e ajuda a saciar a fome.
- Pão de queijo: o pão de queijo é um quitute típico de Minas Gerais, que é feito com polvilho, queijo, ovos, leite e óleo, e assado no forno. O pão de queijo é usado para acompanhar e contrastar com os petiscos fritos, como o bolinho de mandioca, o pastel de angu e o bolinho de feijoada. O pão de queijo tem uma massa macia e um recheio elástico, que derrete na boca.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu 5 receitas de comidas de buteco de Belo Horizonte, que são:
- Bolinho de mandioca com carne seca
- Torresmo à pururuca
- Pastel de angu
- Bolinho de feijoada
- Escondidinho de carne de sol
Você também conheceu a origem e os benefícios dessas receitas, e algumas sugestões de acompanhamentos para deixar a sua refeição mais completa e harmoniosa.
Agora, você pode experimentar essas receitas em casa e se deliciar com os sabores e as texturas dos petiscos mineiros. Você também pode visitar os bares e botecos de Belo Horizonte, e conhecer outras comidas de buteco que fazem parte da cultura e da gastronomia da cidade.
Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele tenha sido útil para você. Se você tiver alguma dúvida, sugestão ou opinião, deixe um comentário abaixo.
Até a próxima! 😊