Continua após a publicidade..

4 Receitas Completas de Gelinho: uma Delícia Gelada e Refrescante

4 Receitas Completas de Gelinho: uma Delícia Gelada e Refrescante
Continua após a publicidade..

Você gosta de gelinho? Sabe aquele doce gelado, que é feito com suco de frutas, leite ou água, e que é colocado em saquinhos plásticos, e congelado? Pois saiba que existem diversas formas de fazer esse gelinho, usando ingredientes simples e deliciosos, e que resultam em gelinhos variados e saborosos. Neste artigo, vou te mostrar 4 receitas completas dessa receitas , que vão desde o de frutas, até o gelinho de chocolate, o de leite ninho e o de iogurte. Você vai aprender como fazer essas receitas, seguindo passos fáceis e práticos, e vai se surpreender com o resultado. Você vai ver que fazer essa receita não é tão difícil quanto parece, e vai agradar a todos os paladares. Vamos lá?

O que é Gelinho?

Gelinho é um tipo de doce gelado, que é feito com suco de frutas, leite ou água, e que é colocado em saquinhos plásticos, e congelado. O gelinho é um doce que tem muitos benefícios para a saúde, pois é rico em vitaminas, antioxidantes, fibras e minerais, e que ajuda a hidratar, a refrescar, a saciar a fome, a prevenir infecções, etc. Essa receita também é um doce que tem um sabor e um aroma deliciosos, que variam de acordo com a fruta ou o ingrediente usado.

Continua após a publicidade..

Ele é feito com um líquido, que pode ser suco de frutas, leite, água, etc, e que é adoçado com açúcar, mel, adoçante, etc. Essa receita também pode ser incrementado com outros ingredientes, como chocolate, leite condensado, creme de leite, iogurte, coco, etc. O gelinho é colocado em saquinhos plásticos, que são amarrados nas pontas, e levados ao freezer, até ficarem congelados. Ele é consumido cortando uma das pontas do saquinho, e chupando o conteúdo gelado.

O gelinho é um doce que pode ser feito de várias formas, e que pode ter diversos sabores, cores e texturas. Ele pode ser mais ou menos doce, mais ou menos cremoso, mais ou menos consistente, etc. Os gelinhos pode ser feito com frutas da estação, ou com frutas congeladas, ou com polpa de frutas. O gelinho pode ser feito com leite integral, desnatado, vegetal, etc. Ele pode ser feito com chocolate em pó, em barra, meio amargo, branco, etc. O Gelinho pode ser feito com leite ninho, leite em pó, leite condensado, etc. Ele também pode ser feito com iogurte natural, de frutas, grego, etc.

Como fazer Gelinho?

Para fazer essa receita , você vai precisar de:

Continua após a publicidade..
  • Saquinhos plásticos: Você vai usar os saquinhos plásticos para colocar o líquido dos gelinhos , e congelá-lo. Você pode usar os saquinhos plásticos de sua preferência, como os de sacolé, de geladinho, de chup-chup, etc. A quantidade de saquinhos plásticos é de cerca de 20 unidades, ou o suficiente para a quantidade de líquido que você vai fazer. Você deve lavar e secar os saquinhos plásticos, e reservar.
  • Líquido: Você vai usar o líquido de sua preferência, para fazer os gelinhos . Você pode usar suco de frutas, leite, água, etc. A quantidade de líquido é de cerca de 1 litro, ou 4 xícaras de chá. Você deve misturar o líquido com o açúcar, o mel, o adoçante, ou o que preferir, para adoçar o gelinho. Você também pode misturar o líquido com outros ingredientes, como chocolate, leite condensado, creme de leite, iogurte, coco, etc, para incrementar o gelinho. Você deve bater o líquido no liquidificador, ou em uma jarra, até ficar homogêneo e cremoso. Reserve.

Para fazer a receita , você pode escolher entre 4 receitas completas, que são:

  • Gelinho de frutas: Essa é a receita mais fácil e saudável de gelinho, que leva apenas frutas e água, e que fica pronta em cerca de 10 minutos. Para fazer o gelinho de frutas, siga estes passos:
    1. Escolha as frutas de sua preferência, como morango, abacaxi, manga, maracujá, etc. A quantidade de frutas é de cerca de 300 gramas, ou 2 xícaras de chá de frutas picadas. Você deve lavar e descascar as frutas, e picá-las em pedaços pequenos. Reserve.
    2. Coloque as frutas no liquidificador, e adicione 1 litro de água, ou 4 xícaras de chá. Você também pode adicionar açúcar, mel, adoçante, ou o que preferir, para adoçar o gelinho. Bata tudo no liquidificador, até formar um suco grosso e homogêneo. Você pode coar o suco, se quiser, para retirar as sementes ou os pedaços de fruta.
    3. Coloque o suco de frutas em uma jarra, e leve à geladeira, por cerca de 10 minutos, para gelar um pouco. Depois, retire o suco da geladeira, e mexa bem, para misturar.
    4. Coloque o suco de frutas nos saquinhos plásticos, usando um funil, ou uma concha, ou uma garrafa, ou o que preferir. Encha os saquinhos até 3/4 da capacidade, e amarre as pontas, com um nó, ou com um barbante, ou com uma fita, ou o que preferir. Repita o processo com o restante do suco, até acabar.
    5. Leve os gelinhos de frutas ao freezer, e deixe congelar por cerca de 4 horas, ou até ficarem bem firmes. Retire os gelinhos de frutas do freezer, e sirva gelados, cortando uma das pontas do saquinho, e chupando o conteúdo gelado.
  • Gelinho de chocolate: Essa é a receita mais gostosa e cremosa de gelinho, que leva leite, chocolate e leite condensado, e que fica pronta em cerca de 20 minutos. Para fazer o gelinho de chocolate, siga estes passos:
    1. Em uma panela, misture 1 litro de leite, ou 4 xícaras de chá, 6 colheres de sopa de chocolate em pó, e 1/2 xícara de chá de açúcar, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Desligue o fogo, e reserve.
    2. Em outra panela, misture 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, e 2 colheres de sopa de manteiga, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, e reserve.
    3. Coloque o leite com chocolate em uma jarra, e leve à geladeira, por cerca de 10 minutos, para gelar um pouco. Depois, retire o leite com chocolate da geladeira, e mexa bem, para misturar.
    4. Coloque o leite com chocolate nos saquinhos plásticos, usando um funil, ou uma concha, ou uma garrafa, ou o que preferir. Encha os saquinhos até a metade da capacidade, e coloque uma colher de chá de creme de leite condensado no centro de cada saquinho. Complete os saquinhos com mais leite com chocolate, até 3/4 da capacidade, e amarre as pontas, com um nó, ou com um barbante, ou com uma fita, ou o que preferir. Repita o processo com o restante do leite, até acabar.
    5. Leve os gelinhos de chocolate ao freezer, e deixe congelar por cerca de 4 horas, ou até ficarem bem firmes. Retire os gelinhos de chocolate do freezer, e sirva gelados, cortando uma das pontas do saquinho, e chupando o conteúdo gelado.
  • Gelinho de leite ninho: Essa é a receita mais doce e delicada de gelinho, que leva leite, leite ninho e leite condensado, e que fica pronta em cerca de 20 minutos. Para fazer o gelinho de leite ninho, siga estes passos:
    1. Em uma panela, misture 1 litro de leite, ou 4 xícaras de chá, 1 xícara de chá de leite ninho, e 1/2 xícara de chá de açúcar, e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Desligue o fogo, e reserve.
    2. Em outra panela, misture 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de creme de leite, e 2 colheres de sopa de manteiga, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, e reserve.
    3. Coloque o leite com leite ninho em uma jarra, e leve à geladeira, por cerca de 10 minutos, para gelar um pouco. Depois, retire o leite com leite ninho da geladeira, e mexa bem, para misturar.
    4. Coloque o leite com leite ninho nos saquinhos plásticos, usando um funil, ou uma concha, ou uma garrafa, ou o que preferir. Encha os saquinhos até a metade da capacidade, e coloque uma colher de chá de creme de leite condensado no centro de cada saquinho. Complete os saquinhos com mais leite com leite ninho, até 3/4 da capacidade, e amarre as pontas, com um nó, ou com um barbante, ou com uma fita, ou o que preferir. Repita o processo com o restante do leite, até acabar.
    5. Leve os gelinhos de leite ninho ao freezer, e deixe congelar por cerca de 4 horas, ou até ficarem bem firmes. Retire os gelinhos de leite ninho do freezer, e sirva gelados, cortando uma das pontas do saquinho, e chupando o conteúdo gelado.
  • Gelinho de iogurte: Essa é a receita mais saudável e leve de gelinho, que leva iogurte, frutas e mel, e que fica pronta em cerca de 10 minutos. Para fazer o gelinho de iogurte, siga estes passos:
    1. Escolha as frutas de sua preferência, como morango, banana, kiwi, etc. A quantidade de frutas é de cerca de 200 gramas, ou 1 xícara de chá de frutas picadas. Você deve lavar e descascar as frutas, e picá-las em pedaços pequenos. Reserve.
    2. Coloque as frutas no liquidificador, e adicione 500 gramas de iogurte natural, ou de frutas, ou grego, ou o que preferir, e 4 colheres de sopa de mel, ou o que preferir, para adoçar o gelinho. Bata tudo no liquidificador, até formar um creme grosso e homogêneo. Você pode coar o creme, se quiser, para retirar as sementes ou os pedaços de fruta.
    3. Coloque o creme de iogurte e frutas nos saquinhos plásticos, usando um funil, ou uma concha, ou uma garrafa, ou o que preferir. Encha os saquinhos até 3/4 da capacidade, e amarre as pontas, com um nó, ou com um barbante, ou com uma fita, ou o que preferir. Repita o processo com o restante do creme, até acabar.
    4. Leve os gelinhos de iogurte ao freezer, e deixe congelar por cerca de 4 horas, ou até ficarem bem firmes. Retire os gelinhos de iogurte do freezer, e sirva gelados, cortando uma das pontas do saquinho, e chupando o conteúdo gelado.

A história do Gelinho

Essa receita é um tipo de doce gelado, que tem uma história antiga e curiosa, que envolve origens, influências e adaptações culturais. O gelinho tem origem no Brasil, mas também tem raízes em outras regiões, como a Europa, a Ásia e a América. Essa receita é um exemplo de como a gastronomia é uma forma de arte e de cultura, que reflete a história e a identidade de um povo.

Ele é uma variação do sorvete, que é um doce gelado, que é feito com leite, creme, açúcar e aromas, e que é batido e congelado. O sorvete tem origem na Europa, mas também tem influências de outras regiões, como a China, a Pérsia e a Índia. O sorvete era considerado um doce nobre e sofisticado, e era consumido por reis, rainhas, papas e imperadores, em ocasiões especiais.

Continua após a publicidade..

Ele surgiu como uma forma de popularizar e de democratizar o sorvete, que era caro e difícil de fazer, usando ingredientes simples e acessíveis, como frutas, leite e água, e usando saquinhos plásticos, que eram baratos e práticos, para congelar o doce.Essa receita era um doce popular e barato, que era vendido nas feiras, nas quitandas e nas ruas, e que era consumido por pessoas de todas as classes sociais, especialmente as crianças.

Ele se espalhou pelo Brasil, e foi adaptado e modificado de acordo com os ingredientes e as tradições locais. Por exemplo, no Nordeste, o gelinho ganhou o nome de sacolé, e foi feito com frutas tropicais, como caju, acerola, graviola, etc. No Sudeste, ele ganhou o nome de geladinho, e foi feito com leite condensado, chocolate, coco, etc. No Sul, o gelinho ganhou o nome de chup-chup, e foi feito com iogurte, leite ninho, morango, etc.

Ele se tornou um doce típico da culinária brasileira, que representa a diversidade e a riqueza da gastronomia nacional, e que também reflete a influência e a fusão de outras culturas, como a europeia, a asiática e a americana. O gelinho é um doce que pode ser feito de várias formas, e que pode ter diversos sabores, cores e texturas. O gelinho é um doce que convida à experimentação e à criatividade, e que também convida à partilha e à alegria.

Continua após a publicidade..

Acompanhamentos para o Gelinho

O gelinho é um tipo de doce gelado, que pode ser consumido sozinho, ou acompanhado de outros alimentos, que vão complementar e enriquecer o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão harmonizar perfeitamente com a sua deliciosa receita :

  • Bolo: O bolo é um acompanhamento delicioso para o gelinho, pois cria uma sensação de maciez e de doçura, que agrada o paladar. Você pode usar o bolo de sua preferência, como de cenoura, de chocolate, de laranja, etc. Você pode cortar o bolo em fatias, e servir junto com o ele , ou fazer um sanduíche de bolo e gelinho, colocando um gelinho entre duas fatias de bolo, e pressionando levemente.
  • Frutas: As frutas são um acompanhamento saudável e refrescante para o gelinho, pois dão um toque de acidez e de frescor ao doce. Você pode usar as frutas de sua preferência, como morango, uva, melancia, etc. Você pode cortar as frutas em pedaços pequenos, e servir em uma tigela, ou em um espeto, ou em uma salada de frutas, junto com o gelinho.

Conclusão

Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso gelinho, seguindo 4 receitas completas, que vão desde o gelinho de frutas, até o gelinho de chocolate, o de leite ninho e o de iogurte. Você também conheceu um pouco da história e da cultura dessa receita maravilhosa , e duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu gelinho ainda mais saboroso. O gelinho é uma receita brasileira, que é feita com suco de frutas, leite ou água, e que é colocado em saquinhos plásticos, e congelado. Ele é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que vai perfumar a sua cozinha e agradar o seu paladar.

Fazer essa receita em casa é uma atividade divertida, criativa e satisfatória, que vai te proporcionar um doce de qualidade e de personalidade. Experimente fazer o gelinho na sua cozinha, e surpreenda a sua família e os seus amigos com esse doce gelado e refrescante. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando como foi a sua experiência, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar o gelinho. Bom apetite!

Continua após a publicidade..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *