Você gosta de bolinho de carne seca? Sabe aquele salgado típico brasileiro, que tem uma massa de mandioca, recheada com carne seca desfiada e temperada, e frita em óleo quente? Pois saiba que existem diversas formas de fazer esse bolinho, usando ingredientes simples e saborosos, e que resultam em bolinhos deliciosos e variados.
Neste artigo, vou te mostrar 3 receitas completas de bolinho de carne seca, que vão desde o bolinho tradicional, até o bolinho assado e o bolinho de forno. Você vai aprender como fazer essas receitas, seguindo passos fáceis e práticos, e vai se surpreender com o resultado. Você vai ver que fazer bolinho de carne seca não é tão difícil quanto parece, e vai agradar a todos os paladares. Vamos lá?
O que é Bolinho de Carne Seca?
Bolinho de carne seca é um tipo de salgado que tem como base a carne seca, que é uma carne bovina, que é salgada e desidratada, e que tem uma textura firme e um sabor intenso. A carne seca é uma forma de conservar e de aproveitar a carne, que tem origem na época colonial, e que é muito consumida no Brasil, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste. A carne seca é usada em diversas receitas e pratos, como escondidinho, feijoada, arroz carreteiro, etc.
O bolinho de carne seca é feito com uma massa de mandioca, que é uma raiz tuberosa, que é originária da América do Sul, mas que se adaptou bem ao clima brasileiro. A mandioca é uma raiz que tem muitos benefícios para a saúde, pois é rica em carboidratos, fibras, vitaminas e minerais, e que ajuda a dar energia, a regular o intestino, a fortalecer o sistema imunológico, etc. A mandioca também é uma raiz que tem um sabor neutro e uma textura macia, que combina com diversos ingredientes e temperos.
O bolinho de carne seca é feito com uma massa de mandioca, que é cozida e amassada, e que é misturada com farinha de trigo, ovos, manteiga e sal, e que é recheada com carne seca desfiada e temperada, com cebola, alho, cheiro-verde, pimenta, etc. O bolinho de carne seca é modelado em forma de bolinha, empanado em farinha de rosca, e frito em óleo quente, até ficar dourado e crocante. O bolinho de carne seca é servido quente, e pode ser acompanhado de molhos, como ketchup, mostarda, maionese, etc.
Como fazer Bolinho de Carne Seca?
Para fazer bolinho de carne seca, você vai precisar de:
- Carne seca: Você vai usar a carne seca, que é uma carne bovina, que é salgada e desidratada, e que tem uma textura firme e um sabor intenso. A quantidade de carne seca é de cerca de 500 gramas, ou 2 xícaras de chá de carne seca desfiada. Você deve dessalgar a carne seca, colocando-a em uma tigela, e cobrindo-a com água, e trocando a água a cada 2 horas, por cerca de 12 horas, ou até a carne ficar macia e sem sal. Depois, você deve cozinhar a carne seca em uma panela de pressão, com água, por cerca de 40 minutos, ou até a carne ficar macia e soltar das fibras. Depois, você deve desfiar a carne seca, com as mãos ou com um garfo, e reservar.
- Mandioca: Você vai usar a mandioca, que é uma raiz tuberosa, que é cozida e amassada, e que forma a massa do bolinho de carne seca. A quantidade de mandioca é de cerca de 1 kg, ou 4 xícaras de chá de mandioca cozida e amassada. Você deve descascar e picar a mandioca em pedaços pequenos, e cozinhar em uma panela, com água e sal, por cerca de 20 minutos, ou até a mandioca ficar macia. Depois, você deve escorrer a mandioca, e amassá-la com um garfo ou um espremedor, até formar um purê. Reserve.
- Farinha de trigo: Você vai usar a farinha de trigo para dar consistência e liga à massa do bolinho de carne seca. A quantidade de farinha de trigo é de cerca de 100 gramas, ou 3/4 de xícara de chá. Você deve peneirar a farinha de trigo, e reservar.
- Ovos: Você vai usar os ovos para dar estrutura e leveza à massa do bolinho de carne seca. A quantidade de ovos é de cerca de 2 unidades, ou 1 clara e 1 gema. Você deve quebrar os ovos em uma tigela, e bater levemente com um garfo, para misturar as claras e as gemas. Reserve.
- Manteiga: Você vai usar a manteiga para dar sabor e umidade à massa do bolinho de carne seca. Você pode usar a manteiga com ou sem sal, de acordo com o seu gosto. A quantidade de manteiga é de cerca de 50 gramas, ou 1/4 de xícara de chá. Você deve derreter a manteiga em uma panela, em fogo baixo, ou no micro-ondas, por cerca de 30 segundos, e reservar.
- Temperos: Você vai usar os temperos de sua preferência, para dar sabor ao recheio do bolinho de carne seca. Você pode usar cebola, alho, sal, pimenta, azeite, cheiro-verde, etc. A quantidade de temperos é de cerca de 100 gramas, ou 1/2 xícara de chá de cada um. Você deve picar os temperos em pedaços pequenos, e refogá-los em uma panela, em fogo médio, até ficarem macios e dourados. Adicione a carne seca desfiada, e misture bem, até incorporar os temperos. Deixe cozinhar, em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, ou até o recheio ficar úmido e saboroso. Reserve.
- Óleo: Você vai usar o óleo para fritar os bolinhos de carne seca, até ficarem dourados e crocantes. Você pode usar o óleo de sua preferência, como de soja, de milho, de girassol, etc. A quantidade de óleo é de cerca de 1 litro, ou o suficiente para cobrir os bolinhos na panela.
- Farinha de rosca: Você vai usar a farinha de rosca para empanar os bolinhos de carne seca, e dar uma casquinha crocante aos bolinhos. A quantidade de farinha de rosca é de cerca de 100 gramas, ou 1 xícara de chá. Você deve colocar a farinha de rosca em um prato, e reservar.
Para fazer o bolinho de carne seca, você pode escolher entre 3 receitas completas, que são:
- Bolinho de carne seca tradicional: Essa é a receita mais clássica e popular de bolinho de carne seca, que leva apenas os ingredientes básicos, e que fica pronta em cerca de 40 minutos. Para fazer o bolinho de carne seca tradicional, siga estes passos:
- Em uma tigela, misture a mandioca cozida e amassada, a farinha de trigo, os ovos, a manteiga e o sal, com uma colher de pau ou uma batedeira, até formar uma massa homogênea e lisa, que solte da tigela.
- Pegue uma porção de massa, do tamanho de uma bola de pingue-pongue, e abra na palma da mão, formando um disco. Coloque uma colher de sopa de recheio de carne seca no centro do disco, e feche a massa, envolvendo o recheio, e modelando em forma de bolinha. Repita o processo com o restante da massa e do recheio, até acabar. Passe os bolinhos pela farinha de rosca, empanando bem, e reserve em um prato.
- Em uma panela grande, aqueça o óleo, em fogo alto, até ficar bem quente. Frite os bolinhos de carne seca, aos poucos, por cerca de 5 minutos, ou até ficarem dourados e crocantes. Retire os bolinhos de carne seca do óleo, e escorra em papel toalha, para eliminar o excesso de gordura.
- Sirva os bolinhos de carne seca quentes, e se quiser, acompanhe de molhos, como ketchup, mostarda, maionese, etc.
- Bolinho de carne seca assado: Essa é a receita mais saudável e leve de bolinho de carne seca, que leva menos gordura e menos calorias, e que fica pronta em cerca de 50 minutos. Para fazer o bolinho de carne seca assado, siga estes passos:
- Faça a massa e o recheio do bolinho de carne seca, seguindo os passos da receita anterior, mas usando apenas 2 colheres de sopa de manteiga, e 1/4 de xícara de chá de leite, para a massa, e apenas 2 colheres de sopa de azeite, para o recheio.
- Modele os bolinhos de carne seca, seguindo os passos da receita anterior, mas usando apenas 1/4 de xícara de chá de farinha de rosca, para empanar os bolinhos, e reserve em uma assadeira untada com óleo.
- Leve os bolinhos de carne seca ao forno pré-aquecido a 200°C, por cerca de 30 minutos, ou até os bolinhos ficarem dourados e firmes, virando-os na metade do tempo, para dourar por igual.
- Retire os bolinhos de carne seca do forno, e sirva quentes, e se quiser, acompanhe de molhos, como ketchup, mostarda, maionese, etc.
- Bolinho de carne seca de forno: Essa é a receita mais prática e rápida de bolinho de carne seca, que leva apenas alguns minutos para ficar pronta, e que é feita no liquidificador, em uma forma de muffin. Para fazer o bolinho de carne seca de forno, siga estes passos:
- Faça o recheio de carne seca, seguindo os passos da receita anterior, mas usando apenas 1/4 de xícara de chá de cebola, 2 dentes de alho, 1/4 de xícara de chá de cheiro-verde, sal e pimenta a gosto, e 2 colheres de sopa de azeite, para refogar a carne seca desfiada. Reserve.
- Faça a massa do bolinho de carne seca, colocando no liquidificador 2 ovos, 1/4 de xícara de chá de óleo, 1/4 de xícara de chá de leite, 1/4 de xícara de chá de queijo ralado, 1/4 de xícara de chá de farinha de trigo, 1/4 de colher de chá de fermento, e sal a gosto, e batendo até formar uma massa lisa e homogênea.
- Monte os bolinhos de carne seca, distribuindo metade da massa em 12 forminhas de muffin, untadas com óleo. Coloque uma colher de chá de recheio de carne seca em cada forminha, e cubra com o restante da massa, alisando com uma colher. Polvilhe queijo ralado por cima, se quiser.
- Leve os bolinhos de carne seca ao forno pré-aquecido a 180°C, por cerca de 20 minutos, ou até os bolinhos ficarem dourados e espetar um palito, e sair limpo.
- Retire os bolinhos de carne seca do forno, e deixe esfriar um pouco, antes de desenformar e servir.
A história do Bolinho de Carne Seca
O bolinho de carne seca é um tipo de salgado que tem uma história longa e interessante, que envolve origens, influências e adaptações culturais. O bolinho de carne seca tem origem no Brasil, mas também tem raízes em outras regiões, como a África, a Europa e a América. O bolinho de carne seca é um exemplo de como a gastronomia é uma forma de expressão e de identidade, que reflete a história e a cultura de um povo.
A carne seca é uma forma de conservar e de aproveitar a carne, que tem origem na época colonial, quando os portugueses trouxeram o gado bovino para o Brasil, e precisavam de uma forma de preservar a carne, sem o uso de geladeira ou de freezer. A carne seca era feita salgando e secando a carne ao sol, ou em locais arejados, até a carne perder a umidade e ficar firme e escura. A carne seca era uma carne durável e resistente, que podia ser armazenada por longos períodos, e que era usada em diversas receitas e pratos, como escondidinho, feijoada, arroz carreteiro, etc.
A mandioca é uma raiz tuberosa, que é originária da América do Sul, mas que se adaptou bem ao clima brasileiro. A mandioca era um alimento sagrado e básico para os povos indígenas, que cultivavam e consumiam a mandioca de diversas formas, como farinha, beiju, tapioca, etc. A mandioca também era um alimento versátil e nutritivo, que podia ser cozida, frita, assada, etc. A mandioca foi incorporada à culinária dos colonizadores e dos escravos, que usavam a mandioca como substituto do pão, do trigo e da batata, e que criavam diversas receitas e pratos, como bolo, pudim, pão de queijo, etc.
O bolinho de carne seca surgiu como uma forma de combinar esses dois ingredientes, que eram abundantes e saborosos, e que resultavam em um salgado delicioso e crocante. O bolinho de carne seca era feito com uma massa de mandioca, que era cozida e amassada, e que era recheada com carne seca desfiada e temperada, e que era frita em óleo quente. O bolinho de carne seca era um salgado popular e barato, que era vendido nas feiras, nas festas e nas ruas, e que era consumido por pessoas de todas as classes sociais.
O bolinho de carne seca se tornou um salgado típico da culinária brasileira, que representa a diversidade e a riqueza da gastronomia nacional, e que também reflete a influência e a fusão de outras culturas, como a africana, a europeia e a indígena. O bolinho de carne seca é um salgado que pode ser feito de várias formas, e que pode agradar a diferentes paladares, pois pode ser mais ou menos salgado, mais ou menos crocante, mais ou menos recheado, etc. O bolinho de carne seca é um salgado que convida à experimentação e à criatividade, e que também convida à partilha e à amizade.
Acompanhamentos para o Bolinho de Carne Seca
O bolinho de carne seca é um tipo de salgado que pode ser consumido sozinho, ou acompanhado de outros alimentos, que vão complementar e enriquecer o seu sabor. Aqui estão duas sugestões de acompanhamentos que vão harmonizar perfeitamente com o seu bolinho de carne seca:
- Vinagrete: O vinagrete é um molho que combina perfeitamente com o bolinho de carne seca, pois dá um toque de acidez e de frescor ao salgado. Você pode fazer o vinagrete com tomate, cebola, pimentão, cheiro-verde, vinagre, azeite, sal e pimenta, picando os ingredientes em pedaços pequenos, e misturando-os em uma tigela. Você pode servir o vinagrete em uma molheira, ou colocá-lo sobre os bolinhos de carne seca.
- Cerveja: A cerveja é uma bebida que combina perfeitamente com o bolinho de carne seca, pois refresca e hidrata o paladar. Você pode escolher a cerveja de sua preferência, como pilsen, lager, weiss, etc. Você pode servir a cerveja gelada, em copos ou garrafas, e brindar com os seus amigos.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu como fazer um delicioso bolinho de carne seca, seguindo 3 receitas completas, que vão desde o bolinho tradicional, até o bolinho assado e o bolinho de forno. Você também conheceu um pouco da história e da cultura do bolinho de carne seca, e duas sugestões de acompanhamentos que vão deixar o seu bolinho ainda mais saboroso. O bolinho de carne seca é uma receita brasileira, que é feita com uma massa de mandioca, que é recheada com carne seca desfiada e temperada, e que é frita ou assada, até ficar crocante e saborosa. O bolinho de carne seca é uma receita fácil, rápida e deliciosa, que vai perfumar a sua cozinha e agradar o seu paladar.
Fazer bolinho de carne seca em casa é uma atividade divertida, criativa e satisfatória, que vai te proporcionar um salgado de qualidade e de personalidade. Experimente fazer o bolinho de carne seca na sua cozinha, e surpreenda a sua família e os seus amigos com esse salgado típico da culinária brasileira. E não se esqueça de deixar um comentário abaixo, contando como foi a sua experiência, e se você tem alguma dica ou sugestão para melhorar o bolinho de carne seca. Bom apetite!