Continua após a publicidade..

1 receitas de massa de pizza caseira: delicie-se com o sabor autêntico

1 receitas de massa de pizza caseira: delicie-se com o sabor autêntico
Continua após a publicidade..

A pizza caseira é uma das comidas mais populares e apreciadas do mundo. Ela pode ser feita com diversos tipos de recheios, que vão desde os clássicos queijo e tomate até os mais exóticos, como chocolate e banana. Mas o que faz a diferença em uma boa pizza é a massa, que deve ser macia, crocante e saborosa. Neste artigo, você vai aprender receitas de massa de pizza caseira, que vão te permitir fazer pizzas deliciosas no conforto da sua casa, com o sabor autêntico da Itália.

O que é massa de pizza caseira?

A massa de pizza caseira é uma massa feita com ingredientes simples, como farinha, água, fermento, sal e óleo, que pode ser modelada em discos finos ou grossos, de acordo com a sua preferência. A massa de pizza caseira pode ser assada no forno convencional, na frigideira, na churrasqueira ou até mesmo na airfryer. A massa de pizza caseira é uma ótima opção para quem quer economizar, personalizar e se divertir fazendo pizzas em casa.

Continua após a publicidade..

Como fazer massa de pizza caseira?

Para fazer massa de pizza caseira, você vai precisar de:

  • 4 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1/4 de xícara de óleo
  • 1 e 1/2 xícara de água morna

O modo de preparo é:

  • Em uma tigela grande, misture o fermento, o sal e o açúcar. Adicione a água morna e mexa bem. Deixe descansar por 10 minutos, até formar bolhas na superfície.
  • Adicione o óleo e a farinha de trigo, aos poucos, mexendo com uma colher de pau ou com as mãos, até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Se necessário, acrescente mais farinha ou água.
  • Sove a massa por cerca de 15 minutos, em uma superfície enfarinhada, até ficar lisa e elástica.
  • Coloque a massa em uma tigela untada com óleo, cubra com um pano úmido e deixe crescer em um lugar quente e sem correntes de ar, por cerca de 1 hora, ou até dobrar de volume.
  • Divida a massa em 4 partes iguais e abra cada uma em um disco de cerca de 25 cm de diâmetro, com a espessura de sua preferência. Coloque os discos em assadeiras untadas e enfarinhadas, e fure a superfície com um garfo, para evitar que formem bolhas de ar.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 15 minutos, ou até que as bordas estejam levemente douradas. Retire do forno e recheie com os ingredientes de sua preferência. Volte ao forno por mais 10 minutos, ou até que o queijo esteja derretido. Sirva em seguida ou guarde na geladeira por até 3 dias, ou no freezer por até 3 meses.

Qual é a origem da massa de pizza caseira?

A origem da massa de pizza caseira remonta à antiguidade, quando os povos do Mediterrâneo já faziam pães achatados com farinha e água, assados em pedras quentes ou em fornos de barro. Esses pães eram chamados de “pita” pelos gregos, de “focaccia” pelos romanos e de “lahmajun” pelos turcos. Eles eram consumidos com ervas, queijos, carnes, frutas ou mel.

Continua após a publicidade..

A pizza como conhecemos hoje surgiu na Itália, no século XVIII, quando os napolitanos começaram a adicionar molho de tomate e queijo aos seus pães, criando a famosa pizza margherita, em homenagem à rainha Margherita de Savoia, que visitou a cidade em 1889. A pizza se espalhou pelo mundo com a imigração italiana, e ganhou diversas variações e adaptações, de acordo com os ingredientes e os costumes locais.

Quais são os acompanhamentos para a massa de pizza caseira?

A massa de pizza caseira pode ser acompanhada de diversos elementos, que podem enriquecer o seu sabor ou criar um contraste interessante. Alguns exemplos são:

  • Salada: uma salada verde, de folhas, tomates, cenouras, pepinos ou outros vegetais, pode ser uma ótima combinação com a massa de pizza caseira, pois dá um toque de frescor e leveza à refeição.
  • Vinho: uma taça de vinho tinto, branco ou rosé pode ser uma boa pedida para acompanhar a massa de pizza caseira, pois harmoniza com o sabor do queijo, do molho e dos demais ingredientes da pizza.
  • Sobremesa: uma sobremesa doce, como um sorvete, um pudim, um bolo ou uma fruta, pode ser uma delícia para finalizar a refeição com a massa de pizza caseira, pois cria um contraponto de sabores e texturas.

Existem muitos tipos de recheios de pizza, que podem variar de acordo com os ingredientes, os gostos e as tradições de cada região. Algumas das receitas de pizza mais populares são:

Continua após a publicidade..
  • Pizza de muçarela: uma das mais clássicas e simples, feita com queijo muçarela, molho de tomate e orégano.
  • Pizza de calabresa: outra pizza muito tradicional, feita com linguiça calabresa fatiada, molho de tomate, queijo muçarela e cebola.
  • Pizza de frango com catupiry: uma pizza que combina o sabor do frango desfiado com o creme de queijo catupiry, molho de tomate e orégano.
  • Pizza de atum: uma pizza que leva atum em lata, molho de tomate, queijo muçarela, cebola e azeitonas.
  • Pizza de quatro queijos: uma pizza que mistura quatro tipos de queijo, como muçarela, parmesão, gorgonzola e provolone, sobre uma base de molho de tomate.

Essas são apenas algumas das receitas de pizza que você pode fazer em casa, mas existem muitas outras opções que você pode experimentar. Você pode usar a sua criatividade e os ingredientes que você tem à disposição para criar o seu próprio recheio de pizza. O importante é se divertir e se deliciar com essa massa maravilhosa.

Conclusão

A massa de pizza caseira é uma massa fácil, prática e deliciosa, que pode ser feita com ingredientes simples e que permite fazer pizzas de diversos sabores e tamanhos. Você aprendeu receitas de massa de pizza caseira, que vão te ajudar a fazer pizzas incríveis no conforto da sua casa, com o sabor autêntico da Itália. Você também conheceu a origem da massa de pizza caseira e alguns acompanhamentos que podem valorizar ainda mais o seu sabor. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *