O pavê de chocolate é uma sobremesa deliciosa, cremosa e que agrada a todos os paladares. É uma ótima opção para servir em ocasiões especiais, como festas, aniversários ou jantares em família. Além disso, é uma receita simples, que não requer muitos ingredientes ou habilidades culinárias. Neste artigo, você vai aprender 5 receitas fáceis e baratas de pavê de chocolate, que vão deixar seus convidados com água na boca.
O que é pavê de chocolate?
O pavê de chocolate é uma sobremesa típica da culinária brasileira, que consiste em camadas de biscoitos tipo champagne ou maizena, umedecidos em leite ou licor, intercaladas com um creme de chocolate. O pavê pode ser coberto com chantilly, raspas de chocolate, nozes, coco ou frutas. O nome pavê vem do francês “pavé”, que significa “pedra”, em referência à forma retangular e compacta da sobremesa.
clique e confira outras receitas fáceis e baratas .
veja aqui itens pra facilitar sua receita .
Como fazer pavê de chocolate?
Para fazer pavê de chocolate, você vai precisar de:
- 1 pacote de biscoitos tipo champagne ou maizena
- 2 xícaras de leite
- 1/4 de xícara de licor de chocolate ou de sua preferência (opcional)
- 1 lata de leite condensado
- 2 colheres de sopa de amido de milho
- 3 colheres de sopa de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 caixinha de creme de leite
- Chantilly, raspas de chocolate, nozes, coco ou frutas para decorar (opcional)
O modo de preparo é:
- Em uma panela, misture o leite condensado, o amido de milho, o chocolate em pó e a manteiga. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Reserve.
- Em um refratário, faça uma camada de biscoitos umedecidos no leite ou no licor. Cubra com metade do creme de chocolate. Repita as camadas, terminando com o creme de chocolate.
- Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Decore com chantilly, raspas de chocolate, nozes, coco ou frutas de sua preferência. Sirva gelado.
Qual é a origem do pavê de chocolate?
O pavê de chocolate é uma adaptação brasileira do pavê francês, que é uma sobremesa feita com biscoitos tipo boudoir, embebidos em calda de açúcar e rum, e recheados com creme de baunilha ou de café. O pavê francês foi criado no século XIX, pelo chef Antonin Carême, considerado o pai da alta gastronomia. Ele se inspirou nas ruas de Paris, que eram pavimentadas com pedras retangulares, para dar forma à sua criação. O pavê de chocolate surgiu no Brasil no século XX, com a substituição do creme de baunilha ou de café pelo creme de chocolate, e a adição de ingredientes típicos do país, como o leite condensado e o creme de leite.
Quais são os acompanhamentos para o pavê de chocolate?
O pavê de chocolate é uma sobremesa que combina com diversos acompanhamentos, que podem variar de acordo com o seu gosto e a ocasião. Alguns exemplos são:
- Sorvete: uma bola de sorvete de creme, baunilha ou doce de leite pode ser servida junto com o pavê de chocolate, para criar um contraste de temperaturas e sabores.
- Café: uma xícara de café quente ou gelado pode ser uma ótima companhia para o pavê de chocolate, pois realça o seu sabor e ajuda na digestão.
- Frutas: frutas frescas ou em calda podem dar um toque de frescor e acidez ao pavê de chocolate, equilibrando o seu dulçor. Algumas sugestões são morango, abacaxi, pêssego, cereja, kiwi ou banana.
Como fazer pavê para o Natal?
Para fazer pavê para o Natal, você pode usar os ingredientes que mais combinam com a ocasião, como frutas secas, nozes, chocolate, panetone, entre outros. :
- Pavê de panetone: corte um panetone em fatias e umedeça com leite ou licor. Em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 2 gemas, 2 colheres de sopa de amido de milho e 2 xícaras de leite. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e acrescente 1 caixinha de creme de leite. Em um refratário, faça uma camada de panetone, outra de creme e assim por diante, terminando com o creme. Decore com frutas secas, nozes ou raspas de chocolate. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Pavê de chocolate com morango: em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 3 colheres de sopa de chocolate em pó, 1 colher de sopa de manteiga e uma pitada de sal. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até soltar do fundo da panela. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, misture 1 lata de creme de leite, 200 g de chocolate meio amargo picado e 1 colher de sopa de glucose de milho. Leve ao fogo baixo, mexendo até derreter o chocolate. Desligue o fogo e reserve. Em um refratário, faça uma camada de biscoitos tipo maizena umedecidos em leite, outra de brigadeiro, outra de morangos picados e outra de ganache de chocolate. Repita as camadas, terminando com a ganache. Decore com morangos inteiros. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
- Pavê de coco com abacaxi: em uma panela, misture 1 lata de leite condensado, 2 xícaras de leite, 2 colheres de sopa de amido de milho e 100 g de coco ralado. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo e reserve. Em outra panela, misture 1 lata de abacaxi em calda picado e 1 colher de sopa de amido de milho. Leve ao fogo médio, mexendo até formar um doce. Desligue o fogo e reserve. Em um refratário, faça uma camada de biscoitos tipo champagne umedecidos na calda do abacaxi, outra de creme de coco e outra de doce de abacaxi. Repita as camadas, terminando com o doce de abacaxi. Decore com coco ralado. Leve à geladeira por pelo menos 4 horas ou até firmar.
Conclusão
O pavê de chocolate é uma sobremesa fácil, barata e deliciosa, que pode ser feita com poucos ingredientes e em pouco tempo. Você aprendeu receitas de pavê de chocolate, que podem ser adaptadas ao seu gosto e à sua ocasião. Você também conheceu a origem do pavê de chocolate e alguns acompanhamentos que podem valorizar ainda mais o seu sabor. Agora, é só colocar a mão na massa e se deliciar com essa maravilha. Não se esqueça de deixar a sua opinião sincera e as suas sugestões nos comentários. Até a próxima!